Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2013 @ 16:55
São Paulo – Metropolitana acirra disputa no segmento. Alpha abre nova vantagem no segmento adulto-contemporâneo
Foi divulgado hoje o mais recente resultado da audiência FM das emissoras que focam o mercado de São Paulo e região metropolitana. As informações repassadas ao mercado publicitário e às emissoras de rádio apontam uma ligeira queda no meio FM no 05h-00h (todos os dias e locais), quadro também visto no período comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira), isso em relação ao resultado anterior. Porém há destaques expressivos, com crescimentos observados em diferentes gêneros de atuação. Acompanhe o panorama (trimestre junho a agosto de 2013):
A Vida FM 96.5, líder no segmento gospel do FM de São Paulo, foi um dos principais destaques da atual medição de audiência. A emissora apresentou avanços superiores a marca de 15% na média de ouvintes por minuto em relação à pesquisa anterior, isso nos principais períodos da medição atual. Nos períodos da faixa comercial a Vida FM já está na sexta colocação geral e com médias de audiência que superam a marca de 135 mil ouvintes por minuto (06h-19h, segunda à sexta-feira). Além de avançar de forma significativa no ranking geral dos principais períodos da medição, a Vida FM também abre boa vantagem para estações consideradas concorrentes diretas ao público-alvo pretendido pela 96.5 FM em São Paulo.
Mais destaques: a Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes segue se destacando em São Paulo. Além de manter a liderança geral de audiência nos principais períodos da medição do Instituto Ibope, a FM vê sua vantagem para concorrentes diretas aumentar de forma considerável em alguns filtros. Outro detalhe relevante para a emissora é o fato de ser a única estação a superar a marca de 200 mil ouvintes por minuto na média do período 05h-00h (todos os dias e locais), colocando a estação entre as FMs mais sintonizadas do país (mesmo com a grande concorrência no mercado paulistano). A rádio também foi ao lado da Gazeta FM 88.1 as únicas “populares” entre as primeiras colocadas que avançaram no ranking 05h-00h (todos os dias e locais).
Jovens/pop em alta – O resultado da Mix FM 106.3, líder em seu segmento de atuação, foi expressivo. A rádio que está no início da retomada dos trabalhos artísticos da atual gestão apresentou crescimentos significativos em suas médias de audiência. No período comercial (06h-19h, segunda a sexta) a rádio obteve um avanço superior a 10% na comparação com o resultado passado, cravando mais de 120 mil ouvintes na média por minuto. No “geral” o resultado também foi expressivo: a Mix FM obteve uma das melhores reações entre as primeiras colocadas. Outra rádio que também está no início dos trabalhos de sua nova gestão artística é a Metropolitana FM 98.5, emissora que novamente se destacou em São Paulo e acirrou a disputa por posições. A 98.5 obteve o seu quarto avanço consecutivo nos principais períodos da medição do Instituto Ibope.
Outros crescimentos: a Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo, foi outra emissora que apresentou uma nova melhora em seus números, avançando bem nos principais períodos da medição do Instituto Ibope. A Alpha apresentou avanços expressivos em vários filtros, situação que foi seguida novamente pelas demais rádios do gênero adulto-contemporâneo. Rádios como Antena 1 FM 94.7 e Nova Brasil FM 89.7 acompanharam novamente a tendência de alta das “rádios adultas”. Ainda nesse gênero o meio viu melhoras na média da Iguatemi Prime FM 92.5, ainda considerada uma das novidades do dial FM paulistano.
O ranking também apontou outros avanços expressivos, como o resultado da Kiss FM 102.1 de São Paulo que registrou uma melhora considerável em sua média de ouvintes por minuto, sendo um dos destaques da atual medição. Energia 97 FM 97.7, BandNews FM 96.9 e SulAmérica Trânsito FM 92.1 também foram exemplos de reações na atual medição.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Share do FM – os “pontos” das rádios
Um dos “filtros” da medição aponta a partilha do total do mercado FM entre as emissoras participantes da pesquisa, se assemelhando a uma “pontuação” de audiência. Trata-se da porcentagem de audiência de cada rádio perante os 100% do meio. Veja como ficou essa divisão entre as 15 primeiras colocadas com base no período 05h-00h (todos os dias e locais – junho a agosto/2013), com base no cruzamento de informações de rádios e agências voltadas ao meio.
01 – Transcontinental FM 104.7 – 10.4%
02 – Nativa FM 95.3 – 8.9%
03 – Band FM 96.1 – 8.2%
04 – Tupi FM 104.1 – 7.1%
05 – Gazeta FM 88.1 – 6.1%
06 – 105 FM 105.1 – 5.3%
07 – Vida FM 96.5 – 5.2%
08 – Mix FM 106.3 – 4.8%
09 – Alpha FM 101.7 – 4.5%
10 – 89 A Rádio Rock FM 89.1 – 3.3%
11 – Metropolitana FM 98.5 – 3.3%
12 – Antena 1 FM 94.7 – 2.6%
13 – Kiss FM 102.1 – 2.5%
14 – Jovem Pan FM 100.9 – 2.5%
15 – Nova Brasil FM 89.7 – 2.4%
São 37 estações que partilham o total da audiência FM de São Paulo e região metropolitana.
Veja e ouça a lista completa de rádios da capital paulista e região clicando aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.