A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com TopBrands Consultoria de Branding, realizou a décima edição da pesquisa ABA/Top Brands, que avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços, além de medir a confiança, a satisfação e a intenção de recompra, e o índice de fidelidade ou de adesão à marca. Os dados foram divulgados durante a Fórum Internacional ABA Branding 2013, maior e mais importante encontro anual sobre construção de marcas do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com a TopBrands, Consultoria de Branding, nos dias 27 e 28 de agosto, no Teatro Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. Assim como no ano passado, entre os destaques do meio rádio, a marca Jovem Pan foi a mais lembrada em três importantes capitais.
O objetivo do fórum foi discutir as técnicas e ferramentas mais avançadas de branding, utilizando cases nacionais e internacionais de marcas que se tornaram importantes diferenciais competitivos em diversos segmentos. “No ABA Branding 2013 os participantes terão contato com especialistas ligados ao universo do branding, poderão absorver conceitos inovadores, trocar ideias e atualizar-se”, ressalta Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands e um dos organizadores do evento. No índice de Top of Mind ABA/Top Brands 2013, em pesquisa realizada com 2020 consumidores de diferentes capitais, na categoria rádio, a marca Jovem Pan foi, novamente, a mais lembrada por consumidores em três cidades: Curitiba (Jovem Pan FM 103.9) com 15%, em Brasília (que possui a Jovem Pan AM 750 e a FM 106.3) com 20% e São Paulo (Jovem Pan AM 620 e FM 100.9), com 8%.
A pesquisa também apontou as rádios mais lembradas em Porto Alegre (Gaúcha AM 600 FM 93.7) com 18%, Rio de Janeiro (Globo AM 1220 e FM 89.5) com 20%, Recife (Recife FM 97.5) com 17%, Salvador (Globo FM 90.1) com 26% e Belo Horizonte (Itatiaia FM 95.7 e AM 610) com 23%. A marca Jovem Pan também tem o maior percentual de consumidores com alto grau de atividade na internet na categoria rádio, com 87%, e a Rádio Globo como a marca com a maior índice de adesão da marca, fidelidade no meio rádio e de rede nacional.
Esta análise é muito importante já que é forte a tendência de as marcas cada vez mais terem sua imagem fortemente afetada por aquilo que se propaga nas redes sociais. Segundo Marcos Machado da TopBrands, “esta propagação pode vir para o bem ou para o mau da marca e por isto, marcas que têm mais defensores e cliente/consumidores com maior grau de atividade na internet, têm uma forte vantagem competitiva”.
Um dos dados detectado pelo estudo aponta que, na maioria das categorias, a marca Top of Mind não é a marca com maior número de defensores. Trata-se de uma observação muito relevante, já que “a força de uma marca não reside apenas na lembrança, mas sim na lembrança acompanhada de uma ressonância positiva”, como observa Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.
Com informação da Brandspress
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádios, marcas, Top Brands, ABA, São Paulo