A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT/Senado) convocou uma audiência pública para o próximo dia 17 de setembro, as 8h15, com o tema "Tecnologia de digitalização do sistema radiofônico brasileiro ". A reunião vai contar com a presença de representantes de entidades e das empresas que disputam o padrão da digitalização.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Senado. O Minicom está planejando novos testes com os dois sistemas que se apresentaram para serem adotados no Brasil: o DRM e o HDRadio. Ainda não foram encontradas emissoras para realizar os testes em FM de alta e baixa potência. Os testes em AM acontecerão na Rádio Nacional de Brasília, ainda sem data definida.
Foram convidados para a mesa Bráulio Menezes (assessor da diretoria geral da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC) e conselheiro da ARPUB; representante da AMARC – Associação Mundial de Rádios Comunitárias e o engenheiro Flávio Lima, do Ministério das Comunicações. Também participarão representantes da ABERT e da ABRATEL.
A EBC está finalizando o ajuste de um transmissor de ondas curtas onde serão instalados modulador e content server DRM, para início de transmissão digital em OC nos próximos meses. O Ministério das Comunicações está buscando emissoras que possam sediar a nova bateria de testes de rádio digital, prevista para começar até o próximo mês. Serão avaliados os sistemas DRM (europeu) e HD Rádio (norte-americano) em estações de Amplitude Modulada, de média ou alta potência em Frequência Modulada, e em comunitárias.
A Abert comunica que as emissoras afiliadas à entidade que estejam interessadas em participar dos experimentos podem entrar em contato com a área de tecnologia da entidade, enviando um e-mail para
[email protected], com o título “Testes para Rádio Digital”.
Com informações do Rádio e Negócios
Tags:
Digitalização FM, Ministério das Comunicações, Rádio, Brasília