A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo, além das também sedes CBN AM 860 FM 92.5 do Rio de Janeiro, CBN FM 95.3 de Brasília e CBN FM 106.1 de Belo Horizonte, faz 22 anos no dia 1º de outubro. Para comemorar a passagem do aniversário, a rádio vai promover um rodízio entre seus âncoras e colunistas. As notícias do dia continuarão em pauta, mas o time de jornalista vai quebrar a própria rotina, e a dos ouvintes, apresentando os programas de colegas por pelo menos um dia.
Alguns âncoras também terão companheiros de bancada. Mílton Jung se desloca das manhãs para o lugar de Carlos Alberto Sardenberg, no horário do almoço, com a companhia de Roseann Kennedy, comentarista política de Brasília. Sardenberg apresentará o jornal de Roberto Nonato, às 17h, com a presença de Dan Stulbach na bancada. Para o lugar de Jung, segue Fabíola Cidral, que terá a companhia de Mario Sergio Cortella, Max Gehringer e Kennedy Alencar, em horários diferentes. Cristina Coghi ocupa a cadeira de Fabíola no CBN São Paulo, dividindo os microfones com Juca Kfouri e Catia Toffoletto.
A rádio também vai lançar seu Manual de Redação em versão eletrônica, com um capítulo inédito sobre jornalismo digital. Na data também serão anunciados os vencedores da 5ª edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. O manual da CBN foi lançado quando a rede comemorou 20 anos, em 2011.
Operada pelo Sistema Globo Rádio, a CBN começou seus trabalhos em São Paulo, substituindo a antiga Excelsior AM, tornando-se CBN AM 780, como é conhecida e sintonizada até hoje. Em 1995 começaram as transmissões em 90.5 FM. A matriz da rede não é a única rádio da marca a comemorar 22 anos de trabalhos. A CBN do Rio de Janeiro também completa essa mesma idade, tendo iniciado suas atividades em 1991, através da 1180 AM. Em 1993 a CBN Rio mudou para 860 AM, trocando de canal com a Rádio Mundial (que assumiu os 1180 apenas em 1996) e em 2005 chegou aos 92.5 FM.
Além do Rio e de São Paulo, a CBN conta também com outras duas praças que compõem e sua rede de emissoras próprias, sendo a CBN FM 95.3 de Brasília (no ar desde 1993 e com passagem pela AM 750, hoje rádio própria da Jovem Pan AM 620 de São Paulo) e a CBN FM 106.1 de Belo Horizonte (canal que já foi utilizado pela Transamérica na década de 90). Hoje a marca CBN é líder de audiência no segmento “all news” no mercado de São Paulo segundo dados do Instituto Ibope, além de apresentar esse mesmo quadro em outras praças brasileiras.
Não são apenas as emissoras próprias que carregam a marca da CBN há mais de 15 anos. A CBN FM 90.1 de Curitiba é um dos exemplos de longa parceria de uma rádio local com a rádio jornalística do Sistema Globo de Rádio. No ar desde 1995, nem mesmo as mudanças na direção da 90.1 FM ao longo de sua trajetória não afetaram a continuidade do trabalho da CBN na capital paranaense.
Tags:
CBN, aniversário, rede, manual redação, rádios