Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2013 @ 12:58

CCTCI aprova requerimento para realização de audiência pública para discussão de relatório sobre rádio digital

Brasília – Data ainda não foi definida pela comissão responsável

Publicidade
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou ontem o requerimento apresentado pela deputada federal Luiza Erundina, para a realização de uma audiência pública para a discussão do relatório final sobre o modelo de rádio digital que deverá ser adotado no Brasil. Apesar da aprovação, a comissão ainda não definiu a data para a realização da audiência.
 
A deputada solicitou a realização da audiência pública para debater o relatório final Subcomissão Especial de Rádio Digital. O documento é destinado a estudar e avaliar o modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil, que foi apresentado no final do mês passado pelo relator, deputado federal Sandro Alex.
 
No relatório final, Sandro Alex indicou o modelo norte-americano HD Radio como padrão. “O modelo americano tem uma larga vantagem em relação ao modelo europeu em FM, tanto em receptores quanto na integração com outras tecnologias, como os celulares”, apontou Sandro Alex. 
 
Na apresentação do relatório, Sandro Alex lembrou que a subcomissão realizou viagens e debates em audiências públicas sobre o sistema de rádio digital. Primeiro, os parlamentares foram aos Estados Unidos, em outubro de 2011, para conhecer o modelo americano. Em 2012, foi a vez da Alemanha, onde analisaram o sistema de DRM (gerenciamento de direitos digitais), com a finalidade de verificar estágio e tecnologias, para adoção no Brasil.
 
A conclusão dos trabalhos da subcomissão, disse o deputado, leva à implantação no Brasil do sistema HD Rádio, de origem americana. “Entretanto, não é aconselhável que as emissoras brasileiras fiquem adstritas a um único modelo de negócios e a uma só tecnologia. Dessa forma, as emissoras de ondas médias, curtas e tropicais poderiam adotar outro sistema que contemplasse essas faixas”, ponderou. 
 
Por isso, disse, o Brasil não deve adotar um modelo exclusivo. Os países de origem dos sistemas, de acordo com o parlamentar, não procedem dessa forma. O ideal, defendeu Sandro Alex, é permitir que as emissoras adotem os parâmetros que melhor atenderem às suas características e às expectativas dos ouvintes, “que é o nosso principal objetivo, pois a digitalização do rádio representa não só uma nova oportunidade de negócio para as emissoras, mas também a oportunidade de desenvolvimento de políticas públicas inovadoras”.
Tags: Digitalização, migração AM, ministro Paulo Bernardo, Rádio, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.