Saiu na primeira quinzena de setembro passado o mais recente resultado da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana, números que reposicionaram o Grupo RBS na vice-liderança geral dos principais períodos da medição. Porém essa reposição não ocorreu através de um crescimento da Cidade FM 92.1, rádio que costumava ser a maior audiência em números absolutos desse grupo gaúcho. A Rádio Gaúcha FM 93.7 passou a ser a segunda rádio mais ouvida no FM de Porto Alegre e região, segundo períodos importantes da medição realizada pelo Instituto Ibope. E o resultado é histórico: trata-se do melhor desempenho já alcançado pela marca no meio FM. Acompanhe esse panorama (junho a agosto de 2013, 05h-00h, todos os dias e locais):
A Rádio Gaúcha começou a sua trajetória atual no FM de Porto Alegre em 2008, após uma manobra do Grupo RBS entre rádios que são de seu comando. Na ocasião o grupo sacou a popular Metro FM 91.3 do dial (concessão que foi alterada pela Anatel para 93.7 FM), promovendo assim a estréia da Rádio Gaúcha AM 600 no meio FM. Com isso a Cidade FM 92.1 (também da RBS) absorveu os destaques da antiga Metrô e posteriormente reposicionou seu projeto artisticamente no mercado de Porto Alegre, se mantendo entre as primeiras colocadas. Já a Rádio Gaúcha foi evoluindo aos poucos, sempre com crescimentos constantes nos principais períodos da medição. No resultado divulgado em agosto a rádio já havia conquistado a maior audiência média do rádio de Porto Alegre, isso se somada as audiências registradas pela Rádio Gaúcha nas faixas AM e FM.
Hoje a Rádio Gaúcha passa a ocupar a vice-liderança geral no FM de Porto Alegre e região metropolitana, posição também defendida pela rádio no meio AM (a liderança nessa faixa segue com a Farroupilha AM 680, também da RBS). No meio FM a ponta de cima da tabela é ocupada pela popular 104 FM 104.1, posição defendida por essa emissora nos últimos anos. Outro ponto positivo para a Rádio Gaúcha é o fato de que a distância em relação a atual líder geral no FM tem diminuído a cada pesquisa, com possibilidade de acirramento da disputa pelo primeiro lugar até o final do ano (situação que não é observada há pelo menos dois anos em Porto Alegre). Porém essa situação é imprevisível: a 104 FM voltou a ampliar a sua participação no FM gaúcho na comparação com a pesquisa anterior, registrando uma leve oscilação positiva.
Nas demais colocações do ranking FM na capital gaúcha não foram constatadas alterações significativas, tendo as rádios do segmento jovem/pop na sequência (Atlântida FM 94.3 – rádio que segue líder nesse gênero e obteve uma oscilação positiva na comparação com o resultado anterior - e Jovem Pan FM 97.5) e a manutenção da liderança no segmento adulto-contemporâneo por parte da Continental FM 98.3.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Porto Alegre e ouça ao vivo cada projeto de rádio:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Ibope AM, pesquisa, rádio, Porto Alegre