Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2013 @ 07:32
Recife – Liderança geral segue nas mãos da Recife FM, emissora que é acompanhada pela Clube FM
O rádio está em alta no Recife. A afirmação é baseada na pesquisa de audiência repassada ao mercado durante a primeira quinzena do mês passado, com base nos dados do Instituto Ibope. Em relação ao fechamento dos números apresentados no final do primeiro semestre de 2013, as primeiras colocadas no ranking de audiência FM na capital pernambucana observaram uma recuperação significativa em suas médias de ouvintes por minuto. Em resumo: o rádio que passa por mudanças em alguns canais no Recife também viu a elevação do “teto” dos índices de suas principais estações. Acompanhe esse panorama (junho a agosto de 2013, 05h-00h, todos os dias e locais):
Segundo a medição enviada às rádio e agências do meio pelo Instituto Ibope, a Recife FM 97.5 segue como a rádio mais sintonizada nos principais períodos do ranking de audiência. A emissora aparece à frente das demais participantes da pesquisa no período 05h-00h (todos os dias e locais), além de ter se reaproximado da expressiva marca de 100 mil ouvintes por minuto nesse mesmo filtro, diferente do que foi observado pelo mercado no final do primeiro semestre deste ano. Essa tendência também foi constatada nos números da Clube FM 99.1, emissora que continua isolada na vice-liderança geral e segue perseguindo a Recife FM. A segunda colocada também viu elevação em sua média.
Mais reações: rádios importantes como Maranata FM 103.9 (líder no segmento religioso), 102 FM 102.1 (popular que recentemente apresentou novidades em seu projeto artístico, incluindo futebol em sua grade), Mix FM 103.1 (líder no segmento jovem/pop do Recife) e Jovem Pan FM 95.9 também observaram melhoras expressivas em suas médias de audiência na comparação com os números registrados no final do primeiro semestre deste ano, voltando assim a patamares que eram constatados em seus índices no incio de 2013 e ao longo de 2012. Nova Brasil FM 94.3 (líder no segmento adulto-contemporâneo), Tribuna FM 107.9 e Antena 1 FM 88.7 também reagiram.
Expectativa: o mercado está na expectativa de como o mercado de rádio e os ouvintes irão se comportar após as mudanças em algumas estações. Recentemente a CBN deixou os 90.3 FM (onde era dona de uma das melhores marcas de audiência de sua rede) e pulou para 97.1 FM (nova afiliada, alteração ocorrida no início de setembro), enquanto a 90.3 FM passou a atender como JC News FM 90.3 (jornalística e esportiva local). Essa divisão do segmento de rádio jornalística terá seus primeiros impactos medidos pelas pesquisas de audiência apenas no final de 2013 e início de 2014, ou seja, ainda é cedo para determinar como o ouvinte pernambucano irá se ajustar a essas novidades.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Recife e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.