Os dois principais mercados de rádio do país estão na expectativa da divulgação de mais um resultado geral das audiências AM e FM com base na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Na tarde de hoje as rádios e as agências do meio receberão os dados referentes à medição mais recente, que será válida pelo trimestre julho a setembro deste ano. Tanto em São Paulo como no Rio será improvável uma mudança no primeiro lugar geral nos principais períodos da medição (especialmente na capital fluminense), porém a pesquisa gera uma expectativa de como essas lideres irão se comportar e a disputa por posições/segmentos entre as demais rádios participantes.
Em São Paulo a Transcontinental FM 104.7 tem aparecido como a rádio preferida da audiência média local, ocupando a primeira colocação em períodos importantes como 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). No Rio essa liderança é da FM O Dia FM 100.5, rádio que ocupa com facilidade essa colocação há pelo menos 10 anos. Nesses dois casos as rádios lideres apresentam mais de 200 mil ouvintes na média por minuto, isso nos dois períodos citados. A líder paulista é a rádio que enfrenta mais concorrência perante as demais rádios na comparação com o panorama da audiência apresentado no Rio de Janeiro nesses últimos anos.
Também é aguardado como os segmentos “jovem/pop” e “adulto-contemporâneo” irão se comportar essas duas metrópoles. Nas últimas medições esses dois mercados observaram reações nesse segmento, com as “jovens” apresentando crescimentos no Rio de Janeiro durante a última pesquisa e em São Paulo há uma evolução constante de rádios como Mix FM 106.3 e Metropolitana FM 98.5. No Rio as jovens Mix FM 102.1 e Jovem Pan FM 102.9 tem apresentado melhoras em suas médias de audiência, seguindo a tendência do meio FM carioca. No gênero adulto-contemporâneo as lideres Alpha FM 101.7 (São Paulo) e JB FM 99.9 (Rio) também tem aproveitado fases positivas em relação aos números registrados por elas nas últimas medições.
Outro segmento que chama a atenção do mercado é o “gospel”. A Vida FM 96.5, líder nesse gênero em São Paulo, apresentou avanços superiores a marca de 15% na média de ouvintes por minuto em relação na comparação dos resultados divulgados em setembro e agosto deste ano, isso nos principais períodos da medição atual. No Rio o mercado carioca convive com o bom desempenho de rádios como Nova Melodia FM 97.5 e 93 FM 93.3, as duas posicionadas entre as cinco primeiras colocadas. No caso da Nova Melodia a rádio é vice-líder geral nos principais períodos da medição e na pesquisa passada registrou o maior avanço em número de ouvintes (na média por minuto) entre as primeiras colocadas no Rio. A 97.5 enfrenta a concorrência por posições oferecidas pela popular Beat 98 FM 98.1, que também está em alta na capital fluminense.
O Tudo Rádio divulgará uma parcial desses panoramas ao longo desse mês de outubro. O texto sobre a movimentação de São Paulo poderá ser acompanhado pelos radionautas entre hoje e amanhã (período da manhã).
Tags:
Ibope FM, pesquisa, rádio, São Paulo, Rio de Janeiro