Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2013 @ 15:04

Abert afirma que vai entrar na Justiça para reverter decisão da Portaria 197

Gramado – Portaria autoriza rádios comunitárias transmitirem acima de 25W e a publicidade de órgãos públicos
Publicidade
O presidente da Associação das Emissoras Gaúchas de rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, abriu ontem o 22º Congresso da Associação das Emissoras Gaúchas de rádio e TV, que está sendo realizado em Gramado. Entre os assuntos que abordou, ele disse que o entidade é contra a Portaria 197 e que irá entrar na Justiça contra a decisão da medida.
 
Slaviero falou sobre a defesa e a permanente vigilância da liberdade de imprensa no Brasil. “2013 será marcado como um ano sombrio à liberdade de imprensa”, disse fazendo referência às 136 violações e agressões contra profissionais e veículos de imprensa, que ocorreram principalmente após as manifestações de junho. Em 2012, foram 51 ocorrências. “Isso demonstra que após 25 anos da nova Carta da República, a liberdade de imprensa não está consolidada. Por isso a necessidade da permanente vigilância à liberdade de imprensa. Quando esses profissionais são impedidos de exercer sua profissão quem mais perde é a sociedade”, defendeu durante o discurso.
 
Outro assunto que foi destacado pelo presidente da entidade foi a decisão da Portaria 197. De acordo com Slaviero, a Abert entrará na Justiça para reverter a decisão, editada pelo Ministério das Comunicações, que autoriza as rádios comunitárias a transmitirem acima de 25W, superando o contorno de um quilômetro, e também a receberem publicidade de órgãos públicos. “Como nós entendemos que isso é ilegal, iniciamos uma série de tratativas e discussões. Como essas tratativas não prosperaram, entraremos na Justiça para combater essa ilegalidade e buscar que as condições não sejam anti-isonômicas entre a radiodifusão comercial e a comunitária, porque as mesmas gozam de inúmeras prerrogativas”, anunciou.
 
Já o presidente da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Alexandre Gadret, também reforçou o entendimento de Daniel ao declarar que a publicação recente é uma injustiça, pois define  o financiamento público às rádios que em sua concepção são emissoras sem fins lucrativos. “Uma medida que contraria o entendimento de diversos tribunais de contas, como é o caso específico do Rio Grande do Sul”, destacou.
 
Alexandre ressaltou também o trabalho permanente ao combate às rádios ilegais. “Graças à incansável atuação de nossa Anatel, através do comando de João Jacob Bettoni, muito se fez e muito se faz. Só não podemos comemorar plenamente porque a Anatel não trabalha sozinha. E muitas vezes não temos tido a resposta rápida e forte das  outras instituições  que dariam os subsídios para a atuação total da Anatel no fechamento destas piratas que utilizam o espectro de maneira criminosa e irresponsável”.
 
Ainda no discurso de Daniel Slaviero, ele comemorou a chegada de Alexandre Jobim à presidência da Associação Internacional Radiodifusão, que após 22 anos volta às mãos de um brasileiro. “Isso certamente contribuirá para o fortalecimento dessa entidade”, destacou. Ele ainda convocou os radiodifusores para acompanharem a assinatura do decreto que permitira que as emissoras de AM possam migrar para o FM. 
 
A expectativa é de que até o dia 15 a presidente Dilma Rousseff fará um grande evento para este ano. “Acreditamos que essa migração é um marco para a radiodifusão, não só pela qualidade de som, mas porque no futuro os dispositivos móveis, infelizmente não contarão com a recepção do AM”. Neste contexto, Daniel fez especial agradecimento ao empenho de Patrícia Brito Ávila, secretária substituta de serviços de comunicação eletrônica do Ministério das Comunicações. Slaviero reconheceu o trabalho do Ministro Paulo Bernardo e sua predisposição em conversar e conduzir os pleitos da radiodifusão.
Tags: Agert, congresso, radiodifusão, evento, feira, Gramado, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.