Esporadicamente o Tudo Rádio aborda alguns temas curiosos e importantes relacionados à medição de audiência que é acompanhada de perto pelo mercado de rádio. Uma dos filtros mais importantes do trabalho realizado pelo Instituto Ibope é o Alcance, ele que aponta quantos ouvintes foram impactados pela programação da emissora durante um determinado período de tempo. Quanto mais longo o período (chegando a 30 dias ou “alcance máximo” - que determina um mês completo) maior o alcance. Nesse quesito em São Paulo a liderança é da Band FM 96.1. Outro detalhe: onze rádios possuem um alcance superior a 1,2 milhão de ouvintes.
A Band FM é a emissora que lidera no Alcance, superando a expressiva marca de 2,3 milhões de ouvintes impactados em São Paulo e região metropolitana, número próximo da população de cidade como Belo Horizonte ou Fortaleza. Nativa FM 95.3 e Transcontinental FM 104.7 são outras emissoras que possuem alcances superiores a marca de 2 milhões, rádios seguidas pelas rádios Gazeta FM 88.1 e Mix FM 106.3 nesse ranking (a líder jovem ocupa a quarta posição geral em alcance). Tupi FM 104.1, Metropolitana FM 98.5, 105 FM 105.1, Alpha FM 101.7, 89 A Rádio Rock FM 89.1 e Jovem Pan FM 100.9 fecham a lista das onze rádios de maiores alcances na capital paulista e região metropolitana. Isso no período nobre (06h-19h, porém na faixa “todos os dias”).
Na comparação entre os alcances das rádios em agosto e setembro (resultados mais recentes), o rádio de São Paulo viu uma boa reação em seus números, ou seja, tem mais pessoas sendo impactadas pelo meio. As oscilações positivas entre as primeiras colocadas foram na ordem de 1,8% a 7,6% na comparação entre esses dois meses. Os maiores avanços percentuais foram vistos nas rádios Alpha FM, 89 A Rádio Rock, Jovem Pan FM, Mix FM e Metropolitana, isso entre as emissoras acima da marca de 1 milhão de Alcance.
O alcance é defendido por uma parcela do mercado para ser um filtro mais relevante do que o ranking que monitora a média de audiência das rádios, principalmente por tratar de universos maiores em números absolutos(boa parte das rádios paulistanas atuam com impactos superiores a 400 mil no alcance, diferente de números que refletem uma média). Trata-se de uma contagem de quantas pessoas passaram de alguma forma por uma determinada rádio, comparação feita com outras mídias (como quantos acessos um determinado site teve durante um mês), aliando eficiência de um projeto ao porte técnico dessas emissoras.
Quanto melhor a cobertura de sinal, maior o alcance. Porém não é possível ter uma boa colocação nesse ranking se o projeto não possuí desempenho positivo em outros filtros da medição. Nesse caso o mercado deve levar em consideração todos os cenários oferecidos pela pesquisa de audiência, com a finalidade de determinar melhor o comportamento de sua audiência e o desempenho de seu projeto.
Sinal em São Paulo – Conheça um pouco mais sobre a cobertura das principais estações de São Paulo e região:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Band FM, alcance, audiência, pesquisa, São Paulo