Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2013 @ 10:52

Rádios AMs já planejam migração para FM após liberação

São Paulo – Expectativa é que decreto seja sancionado no dia 7 de novembro

Publicidade
Diversas rádios AMs espalhadas pelo Brasil já estão se preparando para passar a operar no dial FM, após a publicação do decreto que permite a migração das AMs para o espectro FM. A expectativa é que o decreto seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 7 de novembro, quando é comemorado oficialmente o Dia do Radialista.
 
Um dos exemplos de rádios que já estão se preparando para operar em novo espectro é a rádio São Francisco AM 1490 de Penedo, cidade histórica do interior de Alagoas, com quase 70 mil habitantes. A emissora já conta com estrutura pronta para poder transmitir sua programação em um novo canal FM. Devido ao dial FM, é provável que a migração da região aconteça imediatamente, já que será possível a acomodação no dial atual.
 
O deputado federal Sandro Alex, que é relator do projeto de migração, disse, em entrevista à CBN AM 1340 de Cascavel no início de outubro que a migração será importante para as emissoras que operam em AM. “Se faz uma justiça com essas emissoras, que ao longo de 90 anos, contribuíram com o desenvolvimento e a integração do Brasil”, ressaltou o deputado.
 
Ele ressaltou que o decreto terá todos os detalhes para a migração, de como será feito, quais as regiões que poderão fazer a migração imediatamente e quais terão que esperar o apagão digital. Como exemplo, citou as cidades de Cascavel, Maringá, Londrina e Ponta Grossa como as cidades paranaenses que poderão ter a migração imediata das AMs. 
 
Várias outras emissoras AMs também já anunciaram o desejo de migração assim que for possível. Vale ressaltar que, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a migração não será obrigatória para todas as rádios. Além disso, as emissoras que estão em regiões com dial FM congestionado, como São Paulo e Rio de Janeiro, a migração será realizada após o desligamento da TV analógica, que vai liberar os canais 5 e 6, que correspondem a faixa de 76 FM a 87 FM, a chamada faixa estendida.
Tags: Migração AM, radiodifusão, concessão, Ministério das Comunicações, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.