Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 12 de Julho de 2016 @ 10:58

Nativa FM de Campinas está próxima de inaugurar sua nova estrutura técnica

Campinas - Emissora contará com o seu sistema irradiante localizado mais próximo do município campineiro

Publicidade

A Nativa FM 89.3 de Campinas, emissora controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, está em processo de finalização de seu novo parque de transmissão. A expectativa é de que a 89.3 FM tenha melhor cobertura de sinal no município campineiro, já que o novo sistema irradiante estará mais próximo da cidade. A Nativa FM ocupa uma concessão sediada em Amparo, local onde também está o parque de transmissão da FM. A expectativa é de que a mudança técnica seja realizada ainda na primeira metade deste semestre.

 

Os trabalhos de adequação técnica da nova estrutura começaram  há pouco mais de um ano. Além dos novos equipamentos, a nova localização da torre possivelmente permitirá que o sinal avance com mais facilidade a Campinas, com caminho livre entre a nova estrutura e a metrópole. Outro fator importante é que atualmente o sistema irradiante dista a aproximadamente 40 km de Campinas, diferente da nova torre, que está a apenas 26 km em linha reta. O planejamento para que o novo parque de transmissão comece a funcionar é para agosto.

 

Outro fator importante é a possível melhora na cobertura de sinal da rádio nos bairros localizados entre a Rodovia Anhanguera e o Aeroporto de Viracopos. Essas áreas são populosas e estão mais distantes de Amparo, além da topografia não ser favorável para as estações vindas do Circuito das Águas (nome da região onde está a torre da 89.3 FM). Ocorrendo melhora na cobertura da Nativa FM nessa área da cidade, é possível que a 89.3 FM amplie de forma significativa o seu universo de ouvintes.

 

Trajetória 

 

A Nativa Campinas possui forte expressividade no mercado popular local. Inaugurada em janeiro de 2010, a emissora conta com várias ações promocionais junto aos seus ouvintes, além de interatividade nas mídias sociais. Somente a página da rádio no Facebook possui mais de 500 mil seguidores. E na medição de audiência, costuma figurar entre as primeiras colocadas em filtros importantes da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media.

 

Com uma programação popular voltada a música sertaneja, a Nativa é uma emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Liderada pela matriz paulistana, a Nativa FM 95.3, a Nativa Campinas abrange um universo de cerca de 5,7 milhões de pessoas, compreendidas nas regiões de Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais. Em Campinas, a Nativa FM possuí como “irmãs de grupo” as rádios Educadora FM 91.7, Band FM 106.7 e Rádio Bandeirantes AM 1170.

 

Colaboração de Daniel Starck

 

Sinal da 89.3 FM - Ouça e veja o alcance do sinal FM da Nativa FM, além de outras FMs. Escolha a região: Grande Campinasregião de PiracicabaLeste Paulista e Sul de Minas Gerais.

Tags: Nativa FM, sinal, audiência, trajetória, Campinas, Amparo, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Equipe de jornalismo tudoradio.com

Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:

  • Carlos Massaro – Editor responsável, jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação e radiodifusão. LinkedIn
  • Daniel Starck – Diretor de jornalismo e fundador do portal, com atuação no setor desde 2004. LinkedIn

A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.