Quarta-Feira, 01 de Agosto de 2018 @ 13:04
Brasília – Associações de vários meios de comunicação estão apoiando a iniciativa
Jornalistas de vários veículos de comunicação farão um monitoramento diário sobre as mensagens postadas e compartilhadas em redes sociais e em aplicativos de mensagens para esclarecer se a informação é verdadeira ou falsa. A proposta do "Fato ou Fake", novo serviço de checagem de informações lançado esta semana, é identificar as mensagens que circulam na internet e causam desconfiança e esclarecer o que é real e o que é falso.
O principal critério é a transparência de informações, baseada em três pilares: transparência de fontes, que mostrará ao leitor o caminho de apuração percorrido pelo jornalista; transparência de metodologia, com o processo de seleção da mensagem a ser checada; e a transparência de correções, que identificará na reportagem alguma modificação que tenha comprometido a sua publicação original.
A disseminação de notícias falsas é uma preocupação dos veículos de comunicação brasileiros e o serviço de checagem vem sendo adotado por vários deles. A ABERT apoia a iniciativa e ressalta que o combate às notícias falsas deve ser feito com jornalismo profissional. Em campanha pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a ABERT, ANJ, ANER e UNESCO lançaram o vídeo que alerta para a veiculação das chamadas fake.
O serviço de checagem “Fato ou Fake”, além de verificar as informações, acompanhará os desdobramentos dos discursos políticos neste período eleitoral.
Grupo com 24 veículos de comunicação criaram projeto Comprova
Um grupo com 24 veículos de comunicação aderiu a uma iniciativa inédita de unir esforços para combater notícias falsas e desinformação nas eleições deste ano, as chamadas “fake news”. A partir de 6 de agosto, o projeto Comprova vai acompanhar e receber publicações na internet que estejam viralizando para checar sua veracidade. Entre as rádios que integram o grupo estão a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 620 de São Paulo e a Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.