Segunda-Feira, 06 de Agosto de 2018 @ 13:07
Belém – Seis migrantes AM-FM concordaram na redução de potência para serem abrigadas entre as frequências 88.1 a 107.9 FM
As seis emissoras de rádio de Belém que solicitaram a migração do AM para o FM terão um canal para a mudança de frequência no chamado “dial convencional”, que vai de 88.1 a 107.9 FM. Após uma reunião na semana passada entre representantes das emissoras e o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, um acordo garantiu a diminuição de potência e uso do canal segundo adjacente para que as rádios migrem.
“Só foi possível fazer a migração na cidade porque algumas emissoras cederam em relação à diminuição de potência e, duas delas aceitaram utilizar o segundo adjacente no mesmo ponto de instalação, atendendo à regulamentação atual”, afirma Cintra.
O diretor da ABERT lembrou que, de acordo com as regras, a migração do AM para o FM só pode acontecer se todas as emissoras da cidade puderem migrar. “Se não houvesse esse acordo entre as emissoras, a migração seria inviável em Belém”, ressalta. A ANATEL deverá incluir na próxima consulta pública os canais para a adaptação das outorgas de rádio AM de Belém.
Vale ressaltar que o dial de Belém teve várias novidades nos últimos meses. O dial da capital paraense teve a estreia da CBN FM 102.3, que substituiu a rede Jovem Pan FM. Além disso, houve o encerramento da programação da Lib Music FM 90.5. A expectativa é que a frequência abrigue a programação da FM O Dia FM 100.5 do Rio de Janeiro.
Com informações da ABERT
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.