Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2020 @ 09:03
São Paulo - Evento será realizado nesta quinta-feira (19) e a transmissão ocorre pelo canal da entidade, no YouTube
Na próxima quinta-feira (19) será realizada a live Passado, presente e futuro do Rádio no Brasil. O evento virtual é uma realização do GT História da Mídia Sonora da ALCAR (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia) e vai referendar a Carta de Natal que reconhece o pioneirismo da Rádio Club de Pernambuco. A transmissão ocorre pelo canal da entidade, no YouTube.
Com transmissão a ser realizada às 18h desta quinta-feira (19), a live Passado, presente e futuro do Rádio no Brasil vai responder o questionamento "Por que a Rádio Club de Pernambuco é pioneira?". O evento virtual vai referendar a Carta de Natal que reconhece o pioneirismo da Rádio Club de Pernambuco quando, em 6 de abril de 1919, fez a primeira transmissão sonora à distância – de um ponto de transmissão para vários pontos. O assunto sempre gerou dúvidas entre os estudiosos e profissionais da comunicação ligados, principalmente ao rádio.
Live Passado, presente e futuro do Rádio no Brasil
A live será mediada por Izani Mustafá (UFMA) e Luciano Klöckner e o tema será debatido pelos pesquisadores Pedro Vaz Filho (ECA/USP), Luiz Maranhão Filho (UFPE), Luiz Artur Ferraretto (UFRGS) e Marcelo Kischinhevsky (UFRJ). Os interessados poderão acompanhar o encontro por meio do canal da ALCAR, no YouTube.
Recentemente o portal tudoradio.com publicou artigo relacionado ao manifesto intitulado "Carta de Natal". Nele, pesquisadores ligados ao (GT) Grupo Temático História da Mídia Sonora da ALCAR (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia) referendam que a radiodifusão brasileira teve seu advento com as transmissões pioneiras da Rádio Club de Pernambuco, a partir de 6 de abril de 1919. A elaboração da Carta foi definida durante o XII Encontro Nacional da História da Mídia, promovido pela Alcar, em Natal, no Rio Grande do Norte, de 19 a 21 junho de 2019.