Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021 @ 07:29

Panorama: Band FM segue líder de audiência em São Paulo. Gazeta FM pula para o top 5 e Rádio Mix FM entra no top 10 em períodos gerais

São Paulo - Transcontinental e Antena 1 apresentam altas consistentes em seus números. Alpha FM, Jovem Pan FM, 89 e NovaBrasil FM também se destacam ao ampliarem suas médias de audiência

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização geral dos dados de audiência, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E a notícia é positiva para o rádio: o FM viu um novo avanço no universo de ouvintes na Grande São Paulo, cravando uma marca superior às duas últimas medições. Várias emissoras contribuíram diretamente para esse cenário positivo. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2021):

Líderes estáveis e uma novidade no top 5

Sem mudanças no top 3 se considerado dos principais períodos da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), por exemplo, a Band FM 96.1 (popular/hits) segue sozinha no topo da medição de audiência, rádio que iniciou recentemente uma campanha para comemorar os seis anos nessa condição de destaque. A líder experimentou uma nova alta em sua média de audiência na comparação com o resultado anterior.

E a dobradinha do Grupo Bandeirantes no ranking de audiência continua: a Nativa FM 95.3 segue na vice-liderança em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O grupo é responsável pela operação das duas primeiras colocadas no ranking de audiência na Grande São Paulo.

Na sequência, mais resultados positivos: a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) ampliou sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior e segue posicionada no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O mesmo ocorre em filtros comerciais (segunda à sexta-feira), onde a 101.7 FM acirra a disputa pela vice-liderança geral.

O outro avanço foi visto na média da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). A emissora variou de forma positiva em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e segue mais próxima do top 3 de audiência do que da sequência do ranking FM+WEB. 

E a novidade no top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ficou por conta da Gazeta FM 88.1 (popular/hits). A emissora apresentou o maior avanço de audiência entre as dez primeiras colocadas nesse filtro e saltou para a quinta colocação.

Mais avanços e briga pelo top 5

Rádios como Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também estiveram entre os principais destaques da pesquisa e contribuíram diretamente com a alta do meio. E as duas FMs registraram médias muito próximas da Gazeta. Tanto que as posições são invertidas a depender do filtro analisado. Por exemplo: no comercial (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB) quem avança para o top 5 é a Antena 1.

Concorrência pesada

Na sequência, a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparece estável no ranking geral de e mantém em seu índice de audiência, ocupando a oitava colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em filtros comerciais. Nesse filtro, a emissora tem a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) na sequência, estação que apresentou o seu segundo avanço consecutivo na pesquisa.

Quem se aproximou desse bolo foi a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), emissora que retornou ao top 10 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação vem de altas consecutivas de audiência nas medições passadas e ganhou duas colocações na atualização mais recente da pesquisa, considerando o filtro citado acima.

E a concorrência entre rádios de formatos diferentes é grande, pois a Mix é acompanhada de muito perto pela NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e a Kiss FM 92.5 (adulto/rock), estações que também se destacaram ao apresentarem avanços em seus índices de audiência. Detalhe: em filtros comerciais, a NovaBrasil FM pula para nono geral e encosta na oitava colocada (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB).

Próximas dessas concorrentes, São Paulo conta com outras emissoras que contribuíram diretamente com a alta do meio FM: BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com altas em seus índices. No caso da CBN, a rádio ganhou posição na comparação com a pesquisa anterior.

105 FM 105.1 (popular/esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Tropical FM 107.9 (popular/hits) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes/jornalismo) também está nessa lista, com alta em sua média de audiência.

Veja também:
> Panorama: São Paulo segue com a dobradinha Band FM e Nativa FM. Transcontinental volta ao top 5 de audiência
> Rádio amplia seu alcance em São Paulo e 19 FMs seguem acima da marca de 1 milhão cada

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.