Quarta-Feira, 26 de Maio de 2021 @ 07:28
São Paulo - Liderança é ampla do rádio AM/FM como fonte de áudio nos veículos. Quem perde espaço é a propriedade de música
O rádio continua na ampla liderança como principal fonte de áudio em automóveis em mais um importante mercado mundial. Assim como ocorre nos Estados Unidos, o rádio também tem uma ampla liderança nos veículos que circulam pelo Canadá. E, com uma maior normalização da circulação de pessoas, o percentual de liderança em 2021 retomou o nível observado em 2019, ano que antecedeu a pandemia do novo coronavírus. Quem tem perdido espaço é a propriedade de música, como uso de MP3/USB e CD Player.
Segundo o levantamento The Infinite Dial Canadá 2021, realizado em conjunto pela Edison Research com a Triton Digital, 79% dos canadenses utilizam o rádio AM/FM como fonte de áudio em seus automóveis, mesmo percentual de 2019. Em 2020 o valor registrado foi de 78%, ou seja, mesmo com a oscilação negativa durante o ano da pandemia, a ampla liderança como principal fonte de áudio foi mantida pelo rádio.
O uso de rádio via streaming em 2021 recuou em relação a 2020, indo de 18% para os atuais 17%. Porém os dois valores são superiores a 2019, quando o conteúdo linear e online das estações foi utilizado por 14% dos canadenses que estavam dentro de um automóvel. O valor atual é comparável com o de podcasts (20%) e pelo rádio via-satélite (SiriusXM, que tem avançado em relação aos dois anos anteriores).
Veja também:
> The Infinite Dial EUA: Rádio segue na liderança de consumo de mídia em automóveis nos Estados Unidos
Quem perde terreno é a propriedade de música, ou seja, o uso de MP3 próprios (não streaming), entre outras mídias. Neste caso, essa forma de áudio foi de 56% de canadenses que disseram utilizar essa opção em 2019 para 39% no dado de 2021. Já o uso de CD Player foi de 54% em 2019 para 32%, em um rápido recuo. Nesse ambiente, o que tende a crescer é o uso de plataformas de streaming de áudio, como on-demand. A liderança entre as marcas desse tipo de serviço é do Spotify.
Porém, há uma advertência feita pelos responsáveis pela medição. Os números mais acanhados de uso de rádio via streaming e também de podcasts podem estar relacionados a quantidade de canadenses que contam com sistemas multimídias mais modernos, estes que possibilitam conexões mais fáceis com plataformas conectadas: apenas 24% dos entrevistados dirigem carros equipados com sistemas de infoentretenimento no painel.
De qualquer forma, esse cenário de carros mais conectados deve avançar, algo que já é observado pela pesquisa na comparação com dados anteriores. E isso pode beneficiar o áudio digital de conteúdos proporcionados pelas estações de rádio, o que deve ampliar ainda mais a já expressiva relevância do meio entre aqueles que utilizam automóveis.
Registro do CarPlay reproduzindo o aplicativo do tudoradio.com, o que representaria o “Rádio Online” / Fonte: tudoradio.com
Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.