Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021 @ 07:31
São Paulo - Pesquisa mostra se o ouvinte de rádio consome podcasts, ouve músicas em plataformas como YouTube, assistem vídeos online, entre outros comportamentos
O tudoradio.com está abordando o relatório da mais nova edição do Inside Radio, referente à semana especial que se encerra no Dia do Rádio, comemorado no próximo sábado (25). O estudo divulgado nesta segunda-feira (20) aponta vários aspectos do consumo do rádio no Brasil e, entre eles, está o uso das chamadas novas tecnologias, como o streaming e o podcast.
De acordo com o estudo, entre as pessoas que ouvem rádio e têm acesso à internet, o conteúdo de música ou outros tipos de áudio no YouTube é o mais escutado online (59%), seguido de música em aplicativos de streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do dial (18%). Ou seja, o podcasts também tem conquistado mais espaço, com cerca de 31% dos ouvintes nos últimos três meses, o que representa um aumento de 32% em relação ao último ano.
+ Kantar IBOPE Media aponta crescimento no consumo de rádio. Meio alcança 80% dos brasileiros
O levantamento Inside Radio aponta, ainda, que o espaço que o áudio tem nas vidas dos ouvintes de rádio é importante desde as primeiras palavras. “A tecnologia tem sido uma grande aliada do áudio e tem indicado caminhos importantes para disseminação de conteúdo”, comenta Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.
Ela também ressalta que as rádios têm criado mais canais no YouTube com transmissões diretas de seus estúdios, o que também aguça o interesse do ouvinte. “Por exemplo, notamos que algumas emissoras têm criado canais no YouTube, investindo em transmissões do estúdio ao vivo, produzido programas exclusivos. Ou seja, quando se fala em áudio, o Rádio não se resume a só uma frequência no FM e o YouTube já não é mais um canal, apenas, para ver videoclipes ou ouvir música”, complementa.
Giovana ainda comentou que as emissoras e anunciantes precisam compreender mais sobre o consumo de seus ouvintes, que estão cada vez mais conectados. “Essa audiência conectada, que gosta de ouvir rádio pelo celular ou no computador, também precisa ser compreendida pelas emissoras e anunciantes. Recentemente anunciamos o Extended Radio, nossa solução que possibilita a análise do consumo de rádio em seus diferentes formatos, apresentando uma visão completa do consumo no dial e online”, ressaltou Giovana.
Para ter acesso ao estudo completo, acesse o site da Kantar Ibope Media: clique aqui.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.