Quinta-Feira, 04 de Novembro de 2021 @ 15:03
Florianópolis – Grade contará com quatro horas diárias de transmissão da Rádio Alesc, da Assembleia Legislativa catarinense
A Rádio Senado FM 93.1 de Florianópolis iniciou a transmissão oficial de sua programação nesta quarta-feira (3). A estreia da emissora pública se deu devido Devido a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Senado Federal e abrange um público estimado de 1,5 milhão de pessoas.
A emissora faz parte da rede que é liderada pela Rádio Senado FM 91.7 de Brasília. Em Florianópolis, a emissora contará com quatro horas de produção local, por meio da Rádio Alesc, controlada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Na grade da Rádio Senado, os ouvintes poderão acompanhar ao vivo os debates e votações da Casa, além de programas jornalísticos, culturais e música. De acordo com a coordenadora da Rádio AL, Suelen Costa, a emissora atingirá um público estimado de 1,5 milhão de pessoas sem custo para a Alesc.
Segundo informações da emissora, a abrangência do sinal da 93.1 chega, ainda, às regiões Sul e Norte alcançando a área de Balneário Camboriú.
Três capitais em menos de um mês
A rede da Rádio Senado passou por uma rápida expansão. Em menos de um mês, a rede legislativa estreou a Rádio Senado FM 105.9 do Rio de Janeiro e a Rádio Senado FM 103.7 de Porto Velho. Além do Rio de Janeiro, Porto Velho e Florianópolis, a rede contará com a Rádio Senado FM 105.5 de Campo Grande.
A instalação da Rádio Senado é viabilizada por meio de acordos de cooperação técnica com parceiros locais. O Senado Federal fornece o transmissor e demais equipamentos, e a Assembleia Legislativa do Estado fica responsável pelo custeio e pela manutenção da estação radiodifusora, passando a dispor de um espaço de até quatro horas diárias para transmissão de conteúdos institucionais próprios dentro da frequência da emissora.
Vale ressaltar que em novembro do ano passado, o Senado Federal abriu licitação para contratar empresa para a instalação e manutenção de equipamentos para efetivar a implantação de mais quatro rádios em FM para compor a rede liderada pela Rádio Senado. Além do Rio de Janeiro, o processo também foi viabilizado para capitais como Florianópolis, Campo Grande e Porto Velho.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.