Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021 @ 17:03
Brasília - Com Porto Velho, rede da emissora pública legislativa chega ao total de 16 capitais
A rede liderada pela Rádio Senado FM 91.7 de Brasília continua sua expansão e já conta com mais duas capitais em sua lista de integrantes. Além da Rádio Senado FM 105.9 do Rio de Janeiro, que divulgou sua programação recentemente, a rede passou a contar também com a Rádio Senado FM 103.7 de Porto Velho. A emissora foi apresentada ao mercado durante o espaço do Senado Federal no programa A Voz do Brasil.
A instalação da Rádio Senado no Rio de Janeiro e nas demais capitais brasileiras é viabilizada por meio de acordos de cooperação técnica com parceiros locais. No caso da capital fluminense, o Senado Federal forneceu o transmissor e demais equipamentos, e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) fica responsável pelo custeio e pela manutenção da estação radiodifusora, passando a dispor de um espaço de até quatro horas diárias para transmissão de conteúdos institucionais próprios dentro da frequência da emissora.
A emissora está veiculando uma programação diversificada, incluindo transmissão ao vivo dos debates e votações que acontecem em Plenário e nas comissões temáticas da Casa, noticiários e programas jornalísticos, reportagens especiais, serviços de utilidade pública, atrações culturais e programação musical que privilegia a MPB. A diretora da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom), Érica Ceolin, destaca que o Rio de Janeiro é a primeira capital do Sudeste a contar com o sinal FM da Rádio Senado, inaugurada em janeiro de 1997.
Estreia em Porto Velho
Além do Rio de Janeiro, a emissora da rede legislativa também fez sua estreia em Porto Velho na última segunda-feira (25). Na grade, os ouvintes poderão acompanhar ao vivo os debates e votações da Casa, a cobertura jornalística, bem como a programação cultural diferenciada e música brasileira de qualidade. A instalação da Rádio Senado em Porto Velho foi possível por parceria com a Assembleia Legislativa de Rondônia, que terá quatro horas diárias para transmitir conteúdos próprios.
O diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, destacou que a emissora aproxima a sociedade do Parlamento. “É uma alegria enorme, para nós que fazemos a Rádio Senado, chegar a mais uma capital da Amazônia. E a uma cidade tão importante quanto Porto Velho, cuja população, a partir de agora, poderá ficar ligada no dia a dia do Senado, nas votações e debates sobre temas de seu interesse e também, é claro, acompanhar nossa programação musical, os programas jornalísticos e culturais e ainda interagir com a gente nesse esforço de aproximar o parlamento do cidadão”, ressaltou.
Frequências
Além da Rádio Senado FM do Rio de Janeiro e de Porto Velho, a rede contará com a Rádio Senado FM 105.5 de Campo Grande (classe A3) . Em 2019, houve a inauguração oficial da Rádio Senado em Belém (101.5 FM), Maceió (105.5 FM), Aracaju (103.9 FM) e Boa Vista (98.3 FM). Na capital catarinense, a operação de testes teve início em abril deste ano, e a emissora está operando como Rádio Senado FM 93.1 de Florianópolis.
Com informações da Agência Senado
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.