Sábado, 26 de Fevereiro de 2022 @ 12:14
Rio de Janeiro – Informação foi publicada pelo jornalista Lauro Jardim, no O Globo
O jornalista Lauro Jardim publicou em sua coluna no O Globo desta sexta-feira (25) que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai extinguir, em abril, a Rádio Nacional AM 1130 e a Rádio MEC AM 800 (considerada a primeira rádio oficial no Brasil). A iniciativa da empresa estatal ocorre justamente no ano em que o Brasil celebra os 100 anos do rádio.
Segundo as informações de Lauro Jardim, o diretor-geral da EBC, Coronel Roni Pinto, já teria avisado os gestores da estatal sobre a extinção as duas emissoras. O governo federal já havia ensaiado a extinção da Rádio MEC AM em 2019, mas voltou atrás.
Vale ressaltar que a Rádio Nacional fez sua migração para o dial eFM do Rio de Janeiro. Apesar disso, ela retransmite a programação voltada ao MPB em rede com a Rádio Nacional FM 96.1 de Brasília. A grade atual da Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro é voltada ao formato popular/jornalismo.
Já a Rádio MEC AM é considerada a primeira rádio oficial a transmitir no Brasil. Ela teve início como Rádio Sociedade em 1923 e iria comemorar os 100 anos do rádio no Brasil no ano que vem. Associações de radiodifusão como a ABERT, já estão veiculando campanhas sobre o tema.
Em FM, a Rádio MEC conta com uma programação no formato clássico, diferente da Rádio MEC AM, que tem sua grade voltada ao formato cultural/educativa. Segundo o jornalista Lauro Jardim, as duas rádios (MEC AM e Nacional AM) serão extintas em abril.
+ Rádio Nacional divulga crescimento de audiência em 2021 em Brasília