Segunda-Feira, 21 de Março de 2022 @ 07:31
São Paulo - Segunda quinzena de março tem várias mudanças em diferentes regiões do país. São Paulo, Curitiba, Recife, Londrina e Campina Grande contam com novidades
Março começou tímido quando o assunto é mudanças em Dials. Porém, a situação mudou completamente a partir da segunda quinzena do mês, com o Mapa da Atualização do tudoradio.com tendo muito trabalho para registrar as novidades. Para se ter uma ideia, nos últimos 5 dias foram percebidas novidades nas regiões de São Paulo, Curitiba, Recife, Campina Grande, Londrina, Maringá, entre outras. Entre a capital paulista e a Grande Sorocaba há uma nova eFM. Outra novidade que pode movimentar o mês é a chegada da Pérola FM 104.9 ao FM da Baixada Santista. Acompanhe:
A futura Pérola FM não estava no ar em 104.9 FM até o fechamento deste texto. Mas há uma intensa campanha sobre a chegada da emissora através da atual Rádio Guarujá AM 1550 , estação que migrará para o FM e assumirá a nova marca. Segundo informações extraoficiais, a Pérola FM poderá entrar no ar a partir do próximo dia 26. As chamadas de expectativa na Guarujá AM indicam uma programação para a FM que terá jornalismo e também entretenimento, mas não informam a data de estreia. A futura 104.9 FM será operada pelo mesmo grupo que mantém a tradicional Guarujá FM 104.5 de Santos, por isso há a mudança de marca com a migração da atual Guarujá AM.
+ Veja aqui a lista completa de FMs ativas na Baixada Santista
Nova eFM na Grande São Paulo
No último sábado (19) foi percebida no ar a Rádio RBC Belém FM 80.9, de formato religioso/evangélico). A emissora é fruto do processo de migração AM-FM da 1350 AM de Ibiúna, cidade localizada entre a Grande São Paulo e a Grande Sorocaba. De classe A4, a nova eFM (FM estendido) teve relatos de sintonia em São Paulo, Osasco, Baruei, Sorocaba e também Jundiaí (menor intensidade). Trata-se de mais uma migrante AM-FM em faixa estendida (de 76.1 a 87.3 FM).
Logotipo da RBC AM, que originou a 80.9 FM captada em São Paulo
No Nordeste…
No interior paraibano foi captada a 98,9 FM 98.9 em Campina Grande. A estação está em caráter experimental e é ligada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A emissora conta com boa cobertura de sinal na cidade e já opera com sistema RDS ativo. A novidade foi registrada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com neste sábado (19).
Já no Recife há uma indefinição em 102.1 FM, canal que nos últimos dois anos abrigou a Ynterativa FM (popular/hits). Nos últimos dias a emissora não foi percebida na sintonia, com a 102.1 FM alternando entre períodos sem programação e repetição da grade da Rádio Folha FM 96.7, também do Recife. Segundo informações da Ynterativa FM, a emissora teve problemas técnicos e deverá retomar a atividade nos próximos dias.
E no Sul…
As novidades nos últimos dias ficaram concentradas no Paraná. Na capital do estado, a até então 91 FM 91.3 mudou de nome, passando a se identificar como Rádio Líder FM 91.3. Porém não houve mudança no formato de programação, que segue como religiosa/gospel. Ouvintes relataram uma melhora na cobertura de sinal da estação, que fica sediada na região do Pilarzinho, em Curitiba.
Já no Norte do Paraná, Londrina teve duas novidades e Maringá uma. A primeira passou a contar com a Mercosul FM 95.7 de Cambé, estação de formato popular/sertanejo que estreou no dial a partir da última quinta-feira (17). A outra novidade foi observada no sábado (19), com a chegada da Cobra FM 107.1 de Rolândia, emissora fruto do processo de migração AM-FM da antiga Rádio Cultura AM 930. E Maringá passou a captar a Rádio T FM 89.1, outra migrante AM-FM do município. A redação do tudoradio.com irá detalhar essas novidades já nos próximos dias.
Cobra FM, emissora que substituiu a Rádio Cultura na região de Londrina
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.