Sexta-Feira, 08 de Abril de 2022 @ 15:12
São Paulo – Cobertura contará com parceria entre os jornais O Globo e Valor
A Rede CBN vai fazer a transmissão dos debates eleitorais com os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais de Rio, São Paulo e Minas Gerais. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelas praças nas capitais dos estados, em parceria com os jornais O Globo e Valor nos dias 8, 15, 20 e 22 de setembro, sendo que o primeiro será entre os candidatos a presidente.
As transmissões serão realizadas pela CBN 90.5 de São Paulo, CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro e a CBN FM 106.1 de Belo Horizonte. Além disso, a cobertura será realizada pelos sites dos três veículos (além da CBN, o O Globo e o Valor) que, segundo as informações do próprio Grupo Globo, são acessados mensalmente por uma média de 32 milhões de leitores, ou 26% da internet brasileira.
A união das três marcas promete transformar o debate em um dos eventos de maior alcance e relevância da campanha eleitoral, ao lado do tradicional da TV Globo, que sinaliza o fim da corrida. Os produtos alcançam juntos 36 milhões de pessoas, com jornal impresso, site e transmissão de áudio.
A mediação dos debates será feita por alguns dos principais nomes do time de colunistas e âncoras dos jornais e da rádio, também serão marcados por seu caráter propositivo: neles, presidenciáveis e postulantes a governos estaduais comentarão diagnósticos feitos por um painel de especialistas em temas estratégicos para o país, como educação, saúde, segurança pública e mercado de trabalho.
Haverá ainda a participação de assinantes e ouvintes, que poderão fazer perguntas para os candidatos. A CBN também analisará o desempenho dos candidatos ao longo de sua programação. Os debates já foram agendados e discutidos em reuniões que contaram com equipes dos três veículos e das pré-campanhas.
As regras preliminares, apresentadas às equipes dos candidatos, preveem encontros com cerca de duas horas, divididos em quatro a cinco blocos. Haverá espaço para perguntas entre os candidatos e também questões feitas por jornalistas.
De acordo com a legislação eleitoral, que trata sobre debates transmitidos por rádio ou TV, é assegurada a participação de candidatos cujos partidos tenham no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.