Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022 @ 15:07
Rio de Janeiro - O texto é de autoria dos deputados Mônica Francisco (PSOL) e Waldeck Carneiro (PSB) e tem o objetivo de evitar o desligamento da emissora
Durante votação na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), realizada na última quarta-feira (1), o projeto de lei que declara a Rádio Nacional do Rio de Janeiro como Patrimônio Imaterial do Estado foi aprovado. O texto é de autoria dos deputados Mônica Francisco (PSOL) e Waldeck Carneiro (PSB) e tem o objetivo de evitar o desligamento da emissora.
Visando o reconhecimento da importância de uma das emissoras mais antigas do país e evitar o seu desligamento, o Projeto de Lei 5.493/22, elaborado pelos deputados Mônica Francisco (PSOL) e Waldeck Carneiro (PSB) teve aprovação na última quarta-feira (1), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Na justificativa da proposta, os autores destacam que a emissora pública é responsável pela Época de Ouro do Rádio e início da cultura de massa no país, além de ser um marco na trajetória de vários artistas populares, especialmente aqueles ligados à cultura do samba.
Auditório da Rádio Nacional / Foto: Arquivo Nacional
O próximo passo agora é o encaminhamento da proposta ao governador Cláudio Castro para sanção ou veto.
A emissora pública atua desde 1936 e é uma das controladas pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), esta que realizou, na última terça-feira (31), um evento para dar início às comemorações em homenagem aos 100 anos do início das transmissões de rádio no país. O evento ocorreu o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de elaborarem um painel para debater o tema, é previsto o lançamento de um spot da campanha, que será veiculado também por várias emissoras cariocas.
Com informações Empresa Brasil de Comunicação