Quarta-Feira, 29 de Março de 2023 @ 18:49
Rio de Janeiro - Nossas Sensações Não São Nossas possibilita um encontro entre arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular. A exposição segue até o dia 5 de maio
A Rádio Nacional é tema da exposição Nossas Sensações Não São Nossas, esta que possibilita um encontro entre arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular. A exposição pode ser visitada até o dia 5 de maio no MIS-RJ (Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro).
Tendo marcado a chamada Era de Ouro do Rádio com as radionovelas e programas de auditório, a Rádio Nacional conta com um acervo extenso sobre a sua trajetória no Museu da Imagem e do Som. A novidade é a exposição Nossas Sensações Não São Nossas, esta que tem a curadoria de Ana Paula Rocha e que se passa nas décadas de 40 e 50. O período escolhido mostra a influência da emissora em diversos âmbitos, incluindo sua representação social, seus compositores, intérpretes, astros e estrelas do carnaval, o universo sonoro da época e seus reflexos na atualidade.
A exposição é composta por itens do acervo do MIS. Entre os destaques o público poderá conferir sobre o Carnaval, com fotos e artigos de artistas como Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Pixinguinha, Sinhô, Ismael Silva, Aracy de Almeida, Orlando Silva e Zé Keti.
"São homens e mulheres, todos negros, que tiveram a coragem de criar arte, fazer carnaval, e de levar reflexões e felicidade para um Brasil extremamente racista e hostil. Muitas vezes, eles foram perseguidos por isso, evidenciando não só alegrias, mas práticas de exclusão em suas músicas. Já os artistas de hoje vêm para dialogar com essas obras, demonstrando muitas vezes ressonância entre essa produção e as suas próprias, fazem ecoar imagens, sons e a mesma luta nos tempos atuais", disse Ana Paula Rocha.
A exposição Nossas Sensações Não São Nossas é a última vencedora do EDITAL EXPOMIS 2021. Os interessados podem conferir a exposição até o dia 5 de maio no MIS-RJ, localizado à rua Visconde de Maranguape, nº 15, Lapa, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o horário de visitas é de segunda à sexta-feira, entre 10h e 17h.
Com informações da Empresa Brasil de Comunicação e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro