Terça-Feira, 04 de Julho de 2023 @ 09:07
São Paulo – Perfil foi derrubado após publicação de nota de repúdio
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) recuperou o acesso ao seu perfil no Instagram nesta terça-feira (3). A conta estava suspensa desde o último sábado (1º), quando a entidade emitiu uma nota de repúdio na última quarta-feira (28). Segundo a associação, o departamento jurídico está atuando para a volta da página ao ar.
Em sua nota de repúdio, a associação não citava qualquer empresa especificamente. O texto foi publicado após o Ministério Público Federal (MPF) protocolar uma Ação Civil Pública onde requer a cassação das outorgas das emissoras controladas pelo Grupo Jovem Pan
Segundo o advogado da AESP, Valter Ceneviva, a suspensão da conta da associação foi um erro por parte do Instagram. “A suspensão da conta foi um erro. As redes sociais não têm mecanismo suficientes para separar o que seria um abuso de algo que é mera liberdade de opinião e de expressão. Isso é um alerta para todos nós, pois ao automatizar certas condutas, as redes acabam por calar quem fala coisas ponderadas e faz manifestações lícitas”, disse o advogado.
Ainda na tarde de sábado, a AESP emitiu outra nota de repúdio contra o Instagram, ressaltando que considera arbitrária e inconstitucional a atitude adotada pelo Instagram, que, com isso, mostra seu descompromisso com o País. A retomada da operacionalização do perfil da associação ocorreu na madrugada desta terça-feira.
Confira a íntegra da nota da AESP:
A ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – AESP, em respeito aos seus associados, sua história e sua missão na defesa dos valores mais caros à sociedade brasileira, com surpresa e indignação comunica que sua conta @aesp_radiodifusao no Instagram foi suspensa pela plataforma na última sexta-feira, dia 30 de junho de 2023.
O motivo seria a divulgação anterior, pela AESP, de Nota de Repúdio, na qual, como sempre vez e sempre fará, destacou a importância da pluralidade de opiniões e a necessidade de salvaguarda das garantias constitucionais da liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, pilares essenciais para o exercício do jornalismo e da construção do Estado Democrático de Direito.
Apesar de a nota anterior não citar nomes, não manifestar qualquer discurso incompatível com as leis brasileiras e ser, antes de tudo, respeitosa, limitando-se a defesa dos valores constitucionais, o Instagram, de forma arbitrária e contrária à Constituição Federal, de forma unilateral e sem sequer ouvir a AESP, suspendeu a conta.
Lamentamos profundamente a atitude arbitrária e inconstitucional adotada pelo Instagram, que, com isso, mostra seu descompromisso com o País e com os valores sagrados de nossa Constituição Federal e, prova, mais uma vez, que só há verdadeira diversidade de opiniões e efetivo diálogo, com respeito e profundidade, com jornalismo sério e digno, nos veículos de imprensa como são as emissoras de rádio e televisão.
A AESP reforça o seu compromisso com a promoção de um ambiente de comunicação plural e respeitosa, livre de arbitrariedades e no qual todas as vozes possam ser ouvidas. Continuaremos a defender a liberdade de expressão e a imprensa livre, princípios essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade justa.
São Paulo, 01 de julho de 2023.
ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - AESP
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.