Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023 @ 06:59

Panorama: Mega FM, Clube FM e Conquista FM registram os maiores volumes de audiência em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto - Melody FM crava maior volume no segmento adulto-contemporâneo; Jovem Pan FM e Rádio Clube 1 também lideram em seus formatos

Publicidade

Ribeirão Preto foi outra importante praça do interior do país que contou com uma pesquisa não regular realizada pela Kantar IBOPE Media. Conhecida por sua intensa disputa pela audiência entre grupos de comunicação bem estruturados, o mercado local também foi impactado pela crescente oferta de novas emissoras em FM. Diferentemente de anos anteriores, a pesquisa focou apenas na praça de Ribeirão Preto, sem somar com o “entorno” ou sua região metropolitana. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/2 a 9 de outubro de 2023):

Os maiores volumes

A Mega FM 92.3 (popular/hits) registrou o maior volume de audiência na praça de Ribeirão Preto, segundo a medição mais recente. A estação destacou-se de forma isolada em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), fato este já divulgado de forma institucional no mercado e também na programação da emissora.

A Clube FM 100.5 (popular/hits) também se destacou na medição de Ribeirão Preto, aparecendo com o segundo maior volume de audiência nos principais períodos, incluindo a análise do 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), mantendo uma distância segura para a sequência do ranking FM.

A Conquista FM 97.7 (popular/sertaneja) destacou-se ao completar de forma isolada o top 3 de audiência nos principais períodos da medição, retomando o maior volume dentro de seu formato, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

E a Melody FM 94.1 (adulto-contemporâneo) vive um bom momento em Ribeirão Preto, não aparecendo distante do top 3 e liderando dentro de seu formato na praça, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

A 106 FM Sertaneja FM 106.7 (popular/sertaneja) completa o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), seguida pela Jovem Pan FM 93.1 (jovem/pop), que liderou em volume de audiência em seu formato na praça.

A Rádio Clube 1 FM 96.7 (jornalismo/esportes) chamou a atenção pelo volume de audiência, com programação local e conteúdos da rede BandNews FM. A emissora liderou em seu formato, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), seguida de perto pela Diário FM 99.7 (adulto-contemporâneo).

Fechando o top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), após uma FM não assinante da pesquisa, está a Novabrasil FM 91.3 (adulto/nacional), seguida de perto pela Difusora FM 97.1 (jovem/pop).

Ao todo, a pesquisa incluiu 18 estações de rádio em FM, entre assinantes e não assinantes, abrangendo Ribeirão Preto.

Muitas novidades no FM

Para ilustrar as mudanças no dial FM de Ribeirão Preto, que ainda estão se consolidando para o mercado e a audiência, pelo menos quatro novas rádios começaram a operar desde 2022. Nesse período, entraram em operação rádios como R91 FM 91.7, Massa FM 107.5, Rádio Bandeirantes FM 85.3 e Kiss FM 105.3. Outras emissoras já estabelecidas na praça também passaram por mudanças em seus projetos e incrementos técnicos nesse intervalo.

E Ribeirão Preto ainda aguarda novidades como a Rádio Mix FM 99.3 e Nativa FM 101.9, emissoras que estão em processo de implantação na praça. A previsão é que comecem a operar a partir do próximo mês, sendo estas estações fruto de processos de migração AM-FM.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 18 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência de Ribeirão Preto.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Ribeirão Preto: clique aqui.


Vista para o panorama urbano de Ribeirão Preto / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Ribeirão Preto, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.