Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 @ 17:14
São Paulo – Futura afiliada da rede vai operar na frequência 101.9 FM
A Rede Nativa FM, liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo terá uma nova emissora até o final do ano do interior paulista. Trata-se da futura Nativa FM 101.9 de Ribeirão Preto. Segundo as informações levantadas pela redação do tudoradio.com, ainda não há uma data definitiva para a estreia da emissora, porém, a previsão é que isso ocorra ainda em 2023.
De acordo com o apurado, a frequência 101.9 FM terá sua canalização a partir da adaptação da atual Rádio Bandeirantes FM 85.3 de Ribeirão Preto. A emissora teve a migração AM-FM efetiva em abril do ano passado, quando passou a operar na faixa do eFM.
A canalização foi divulgação pela Anatel em julho de 2021, divulgando a canalização da migração de cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Piracicaba. Em Campinas, por exemplo, a Rádio Bandeirantes FM 85.7 iniciou suas transmissões no eFM a partir do dia 15 de dezembro do mesmo ano.
Com a confirmação do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Nativa FM volta a operar em Ribeirão Preto sendo que, desta vez, vai operar em canal próprio do grupo. A rede entrou no ar na região de 2009 e encerrou sua trajetória em 2013, operando na frequência 104.3 FM originada a partir de Sertãozinho (atualmente a frequência abriga a programação da Celon FM).
Saídas do eFM
Além da frequência do Grupo Bandeirante de Comunicação que vai abrigar a Nativa FM, outras emissoras também estão fazendo acordos com o Ministério das Comunicações para operar no dial convencional (88 FM a 107.9 FM). Originária da faixa AM, como resultado da migração AM-FM da tradicional Rádio Clube AM 660, a R83 FM ocupou inicialmente um espaço no chamado FM estendido.
O início do projeto ocorreu no ambiente digital, onde a R83 FM já estava disponível por meio de aplicativos móveis desde o segundo semestre do ano passado. Em janeiro deste ano, o projeto estreou no dial FM em 83.1 FM e, em abril, foi lançado definitivamente em 91.7 FM.
Ainda em Ribeirão Preto, a Rádio CMN está em processo de migração AM-FM. A emissora vai ocupar a frequência na faixa convencional 99.3 FM, operando na classe A4 de potência sob o guarda-chuva do Mega Sistema de Comunicação.
Marcas do Grupo Bandeirantes em Ribeirão
Com a chegada da Nativa FM, a região de Ribeirão Preto contará com mais uma rede nacional controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. O conglomerado também conta com uma parceria de conteúdo com a Rádio Clube 1 FM 96.7, que retransmite parte da programação da Rede BandNews FM e as jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes. E a Rede Band FM cobre parcialmente a cidade, através da Band FM 95.5, sediada na vizinha Sertãozinho.
Já a Nativa FM também tem afiliadas próximas na região. Em 2021 a marca estreou a atual Nativa FM 105.5 de Jaboticabal. Também existem outras afiliadas próximas, como Nativa FM 90.1 de Barretos / Guaíra, Nativa FM 88.9 de São Carlos e a emissora própria Nativa FM 91.9 de Araraquara.
Colaborações de Amajo, Pedro Vini Santana, Fernando Raphael e Edson Roberto
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.