Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024 @ 07:02
Campinas - Medição também foi impactada pela atualização das estimativas populacionais, diminuindo ainda mais a distância entre as concorrentes
Campinas acompanhou, antes do carnaval, mais uma atualização dos dados de consumo de rádio na praça, em pesquisa feita regularmente pela Kantar IBOPE Media. A medição contou com a atualização das estimativas populacionais para o rádio, algo que impactou diretamente nos números das emissoras. O novo quadro aproximou ainda mais as rádios que disputam posições dentro do ranking FM. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de novembro de 2023 a janeiro de 2024 - Kantar IBOPE Media):
O que aconteceu?
Em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico).
Campinas foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida para baixo, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio. A variação negativa ocorre pelo fato de a base anterior contar com um número estimado maior de população para as praças. Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.
Em seu comunicado sobre as novas estimativas, a Kantar IBOPE Media disse que, desde 2015, os dados da empresa representam 100% das regiões reportadas, com exceção do município de Campinas e do Distrito Federal. "Para manter este padrão de excelência, acompanhamos as alterações realizadas pelo IBGE e, para este ano, não houve alterações", diz a empresa.
Pelo que apurou o tudoradio.com, a média trimestral atual já contempla a nova estimativa nos três meses que a compõem.
Leituras recomendadas:
> Como o Censo 2022 pode redefinir estratégias para emissoras de rádio
> Censo 2022 e o rádio: como o meio está se ajustando ao novo perfil demográfico do Brasil
E como ficou?
Em relação à ordem das concorrentes no filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não houve mudança na configuração do top 3 na comparação com a pesquisa anterior. Melhor para a Band FM 106.7 (popular/hits), que pela terceira medição consecutiva aparece como o maior volume de audiência da praça neste filtro. A 106.7 FM também segue como o segundo maior número de ouvintes únicos em 30 dias, acima de 179 mil nesse quesito.
A Educadora FM 91.7 (jovem/pop) segue na vice-liderança geral de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo a condição que já era vista na pesquisa anterior. A distância para a Band FM é inferior a 350 ouvintes na média por minuto, além do fato de a Educadora FM continuar isolada na liderança geral no total de ouvintes únicos em 30 dias, com 235 mil nesse quesito.
E a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) segue completando o top 3 no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também estando bem próxima da Band FM e da Educadora FM nos principais períodos da pesquisa. No total de ouvintes únicos em 30 dias, a 107.5 FM detém o quarto maior número do rádio campineiro, acima de 175 mil.
Mudança no top 5
A Cidade FM 92.5 (popular/hits) voltou a aparecer na quarta colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), após um longo período da Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja) ocupando essa posição em Campinas. A 92.5 FM já vinha de altas consistentes nas medições anteriores e aparentemente manteve o momento positivo na atual. A Cidade FM também está no top 5 do total de ouvintes únicos, com 155 mil em 30 dias.
Na sequência, a Rádio Laser FM segue próxima da Cidade FM nos principais períodos da pesquisa, sendo seguida também pela Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop). Detalhe: a 89.9 FM está no top 3 do total de ouvintes únicos em Campinas, muito próxima da vice-líder Band FM, com 178 mil nesse quesito.
Mais destaques
A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com rádios um pouco mais isoladas em suas respectivas colocações. A Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) abre a lista, tendo a CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) como a rádio mais próxima nos períodos gerais.
Rádios como Novabrasil FM 103.7 (adulto-nacional/mpb) e Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) completam o top 10 de audiência e também estão entre os dez maiores valores no total de ouvintes únicos na praça. Destaque para a 100.3 FM, que tem avançado nesse último quesito. E a Massa FM 98.3 (popular/sertaneja) já aparece como a rádio mais próxima do top 10 nos filtros gerais, avançando de forma gradativa em seu volume de audiência.
Veja também:
> Panorama: Band FM, Educadora FM e Antena 1 avançam em audiência e definem ranking FM nos detalhes; Jovem Pan FM dispara em Campinas
Dial FM com muitas emissoras
A pesquisa da Kantar IBOPE Media em Campinas mede aproximadamente 23 emissoras. É importante ressaltar que a cidade está entre as regiões com maior concentração de estações no dial FM, conforme pode ser verificado no site tudoradio.com: clique aqui para visualizar e ouvir a lista de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas localmente ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.
Vale mencionar também que a pesquisa de audiência de Campinas não abrange a região metropolitana, que está entre as mais populosas do país.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.
Vista a partir do Taquaral, sentido Cambuí e Centro, em Campinas / crédito: depositphotos.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.