Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024 @ 19:17
Brasília – Juscelino Filho determinou a disponibilização de dois canais de rádios em cada região do país
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, determinou a disponibilização de duas novas rádios FMs em cada região do país. Eles devem iniciar a transmissão em locais que ainda não contam com o serviço. Com isso, o Ministério das Comunicações (MCom) iniciou o processo de licitação para concessão de 10 novas rádios FM para universalizar o acesso da população aos meios de comunicação.
Juscelino Filho destacou a importância do meio para a universalização da informação. “É um setor responsável e regulado, que tem responsabilidade sobre si e que busca a cada dia passar uma informação confiável à sociedade brasileira. Por isso, atuamos no sentido de expandir a radiodifusão em nosso país, uma prioridade do governo do presidente Lula”, afirmou Juscelino.
Para aprovar o lançamento do edital, o Ministério das Comunicações enviou o Extrato de Licitação ao Tribunal de Contas da União (TCU). No documento constam as localidades, frequências e o cronograma previsto para a licitação. O extrato deve ser enviado para o TCU 150 dias antes do lançamento do edital. Já a minuta deve ser enviada com até 90 dias de antecedência. O edital, por sua vez, só pode ser publicado após a aprovação da minuta pelo Tribunal.
O lançamento do edital faz parte do processo de desestatização dos canais para que possam ser explorados por empresas e entidades. As concessões são de 10 anos para as rádios e 15 anos para as TVs.
O secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, explica que se trata de um importante passo para a retomada dos processos licitatórios para concessão de novas rádios no Brasil, o que não ocorre desde 2010. “A partir desse processo que se inicia agora, iremos testar a metodologia de cálculo para estabelecimento de preços de referência para licitações de radiodifusão, que está em desenvolvimento pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Universidade de Brasília, e que, se aprovada de forma inédita pelo Tribunal de Contas da União, servirá de base para todas as licitações a serem conduzidas pela pasta", adianta.
Universalização
De acordo com dados do Painel de Radiodifusão do MCom, o país conta com 3.700 outorgas de rádios FM. Elas estão distribuídas em cerca de 2 mil municípios. Quanto ao serviço de TV, há no momento 300 outorgas de geradoras de sinal de TV comercial aberta.
Confira abaixo as localidades que serão atendidas pelo edital:
Serviço de radiodifusão em Frequência Modulada – FM
NORTE
PA
Belterra
AC
Sena Madureira
NORDESTE
BA
Simões Filho
Casa Nova
CENTRO-OESTE
GO
Petrolina de Goiás
MT
Cotriguaçu
SUDESTE
RJ
São Francisco de Itabapoana
SP
Salto de Pirapora
SUL
PR
Quatro Barras
SC
Guabiruba
com informações do MCom
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.