Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024 @ 07:01
São Paulo – Resultados destacam uma vantagem significativa do rádio em termos de confiança quando comparado às mídias sociais
Em meio a um cenário crescente de desinformação e mal informação, uma nova pesquisa do Katz Radio Group revelou que o rádio tradicional é considerado o meio de comunicação de massa mais confiável nos Estados Unidos. O estudo, que entrevistou 1.000 adultos com 18 anos ou mais, apontou que quase 80% dos participantes consideram o rádio como muito confiável ou confiável, superando outros meios de comunicação, incluindo jornais, televisão, revistas e mídias sociais.
Os resultados destacam uma vantagem significativa do rádio em termos de confiança quando comparado às mídias sociais, que obtiveram apenas 27% de confiança dos adultos pesquisados, tornando-se o meio de comunicação de massa menos confiável. A pesquisa mostrou que a confiança no rádio é alta em todas as faixas etárias, mas é especialmente elevada entre os adultos mais velhos, com 83% dos entrevistados com 55 anos ou mais confiando mais no rádio do que em qualquer outro meio.
Este grupo também demonstrou uma confiança maior em revistas e uma confiança consideravelmente menor em mídias sociais. Por outro lado, os adultos mais jovens, com idades entre 18 e 34 anos, embora mais receptivos às mídias sociais, ainda priorizam o rádio como fonte confiável de notícias.
Dados adicionais do Morning Consult, divulgados em março, indicam uma recuperação na credibilidade da mídia nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, liderada pelo rádio como a fonte de notícias mais confiável. A confiança no AM/FM aumentou de 60% para 63% nesse período, enquanto os podcasts também registraram um aumento significativo na credibilidade, especialmente entre a Geração Z e os millennials.
Em 2023, o nível de confiança no rádio está acima da média geral de 55% de credibilidade para a mídia de notícias entre os adultos nos EUA. Notícias de rede e jornais seguem o rádio nos rankings de confiança, enquanto as mídias sociais permanecem como a fonte de notícias menos confiável.
A pesquisa também revelou uma divisão geracional na confiança nos meios de comunicação, com a Geração Z mostrando os níveis mais baixos de confiança nos principais veículos, apresentando desafios para o futuro das notícias transmitidas.
+ Rádio mostra resiliência em seu consumo; Techsurvey 2024 aponta desafios para o meio
Leia mais sobre:
> Pesquisa mostra que rádio é amplamente usado tanto por quem consome muito ou pouco TV e Internet, analisa Katz
> A resiliência do rádio: superando a TV em alcance nos EUA entre o público de 18 a 49 anos
> Share of Ear indica liderança do rádio entre todas os formatos de áudio nos Estados Unidos
> Relatório destaca a continuidade do rádio como principal fonte de entretenimento nos automóveis
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.