Quarta-Feira, 24 de Julho de 2024 @ 07:05
Porto Alegre - Movimentação da audiência de rádio segue atípica. Pesquisa cobre período da tragédia na Grande Porto Alegre ocasionada pelas chuvas
A movimentação da audiência segue atípica em Porto Alegre, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. A medição cobre um período impactado pela tragédia que assolou a região, em decorrência das fortes chuvas e inundações registradas em maio. Com isso, o principal canal de jornalismo em FM na Grande Porto Alegre renovou seu recorde de audiência, enquanto o meio geral foi afetado negativamente pelas mudanças nas rotinas dos gaúchos. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre abril a junho de 2024):
Recorde renovado e top 3 estável
A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) renovou o seu recorde de audiência na Grande Porto Alegre. Nesse período da tragédia, a emissora mudou sua programação e ficou totalmente dedicada à cobertura em tempo real da situação na região da capital e no interior do estado, com foco na prestação de serviços. Resultado: um avanço de 25,28% na pesquisa anterior para a rádio que já detinha a liderança isolada de audiência na Grande Porto Alegre, agora com mais um avanço de 3,4%.
Com isso, a Rádio Gaúcha passou a concentrar mais de 20,5% do total da audiência FM na Grande Porto Alegre, além de superar a marca de 74 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale recordar que a 93.7 FM já detinha marcas de destaque antes, em torno de 50 a 55 mil ouvintes por minuto em filtros gerais. E o alcance máximo da Rádio Gaúcha ultrapassa a marca de 1 milhão de ouvintes diferentes.
Na sequência, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), que mesclou sua programação convencional com prestação de serviços, principalmente nos momentos mais críticos da crise, aparece estável e isolada como vice-líder geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), situação já consolidada para a 94.3 FM na Grande Porto Alegre.
E a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), que também alternou prestação de serviço com sua grade habitual, cravou uma alta de 3,5% de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que assegurou para a emissora uma presença no top 3 pela terceira pesquisa consecutiva.
Emissoras como Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) e Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) aparecem logo após o top 3 de audiência e completam o top 5 em filtros gerais. No caso da 92, a movimentação atual da audiência fez com que a rádio avançasse uma posição no ranking FM na comparação com a pesquisa passada.
Mais destaques
A movimentação atual da audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros gerais fez com que a 104 FM 104.1 (popular/sertaneja) avançasse novamente para a sexta colocação geral de audiência no ranking FM, mas o período cobre parcialmente a mudança na grade realizada pela emissora, ocorrida no final da primeira quinzena de junho, quando deixou o formato popular/hits e contou com troca em comunicadores. Ela é seguida de perto pela Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa).
Na sequência, ainda no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) mantém a oitava colocação geral, conquistada a partir da pesquisa anterior, seguida pelas emissoras Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop) e pela Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/música regional).
A Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits), que em junho esteve envolvida na mudança de formato após alterações na 104 FM, emissoras que são operadas pela Rede Pampa, mostrou uma leve variação positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com avanço de 2,2%. Ela é seguida pela Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) em filtros gerais.
Também chama a atenção a variação de 14,5% de audiência da Rádio Bandeirantes FM 94.9 (jornalismo/esportes), impulsionada pela cobertura da tragédia na Grande Porto Alegre, sendo esta a maior variação percentual do top 15. Isso fez com que a rádio diminuísse um pouco mais a distância que a separa da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) e da Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo/esportes), que estão à frente no ranking FM.
Panorama anterior:
> Panorama: Com cobertura da tragédia, Rádio Gaúcha dispara em audiência na Grande Porto Alegre
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.
Vista para o Parque Farroupilha, em Porto Alegre / crédito: Biblioteca Canva
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.