Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2024 @ 17:04
Brasília - Possibilidade de cobertura nas cidades aumenta a cada mês com acompanhamento da Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que no primeiro semestre deste ano, 1.223 municípios ficaram aptos para o processo de implementação do sinal de telefonia móvel 5G no país. A possibilidade de cobertura nas cidades aumenta a cada mês com acompanhamento da Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações. Ainda com uma cobertura parcial, o 5G auxilia no crescimento do consumo digital de rádio, em especial no streaming de áudio.
A Anatel anunciou em junho que as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz iriam poder solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 168 municípios e, com isso, o balanço semestral foi fechado. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que tem trabalhado para avançar, junto à Anatel e às operadoras de telefonia móvel, a implantação do sinal por todo o país.
+ Rede 5G completa dois anos no Brasil; tecnologia impacta no consumo de rádio online
“Expandir o 5G é revolucionar diversos setores do país, desde a indústria, educação, saúde e entretenimento. Seguiremos com o avanço na expansão do sinal e o cronograma estipulado no leilão 5G está sendo cumprido. Nosso compromisso é levar o 5G para o todo o Brasil”, disse Juscelino.
A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 4.302, nos quais vivem pouco mais de 192 milhões de brasileiros - aproximadamente 90,2% da população do país. Com a antecipação dos 168 (cento e sessenta e oito) municípios no fim do semestre, os estados do Acre (AC), Amazonas (AM) e Goiás (GO) foram totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.
Atualmente são 18 unidades federativas (AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, PB, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados para o processo de implementação da tecnologia 5G no Brasil. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas.
E o rádio nessa história?
O 5G, essencial para a "economia 4.0", está transformando hábitos de consumo de mídia, e o rádio é um participante ativo nesse cenário, especialmente com a expansão de seu alcance digital. O streaming de rádio, já impactando o consumo tradicional, tem crescido significativamente, agregando cerca de 35% ao alcance das principais estações brasileiras, segundo a Kantar IBOPE Media. Além disso, o streaming oferece vantagens tecnológicas e operacionais, permitindo maior flexibilidade na produção de conteúdo e na interação com os ouvintes, sem as restrições legais do rádio convencional.
Com a alta velocidade e baixa latência do 5G, há potencial para que usuários migrem para a rede móvel, o que pode trazer oportunidades e desafios para as emissoras. O avanço da conectividade pode beneficiar o rádio, tanto operacionalmente quanto em termos de novas formas de monetização, como o crescimento do mercado programático e a consolidação do rádio híbrido, que une as operações via dial e streaming.
Leia também:
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
Escuta de rádio via streaming em carros; 5G impulsiona esse tipo de consumo. Apple CarPlay com o app do tudoradio.com
Com informações do MCom
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.