Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2024 @ 13:09

Dumont FM tem nova sede e moderniza plástica utilizando inteligência artificial

Jundiaí - Emissora voltada às regiões de Jundiaí, Campinas, Sorocaba e São Paulo já executa as novas vinhetas no ar e opera a partir de uma estrutura modernizada

Publicidade

A Dumont FM 104.3 de Jundiaí, considerada um dos pilares do formato de rádio jovem/pop no Brasil, está com importantes novidades em seu planejamento. A principal delas é a mudança de sede, com a rádio se transferindo para uma nova estrutura na cidade do interior paulista. A emissora agora está localizada no novo edifício Golden Office, em Jundiaí, consolidando uma série de mudanças estruturais e técnicas. Em paralelo à nova estrutura, a Dumont FM também está modernizando sua plástica artística, utilizando ferramentas de inteligência artificial.

Em entrevista ao tudoradio.com, Tiago Tomasello, gerente geral da Dumont FM, detalhou o processo de transição e as melhorias implementadas na nova sede, localizada no 23º andar do edifício, na Rua Cap. Cassiano Ricardo de Toledo, número 191. "A mudança da parte administrativa já havia ocorrido há dois anos e meio, mas, devido à pandemia, os estúdios permaneceram no prédio antigo. Agora, finalmente, conseguimos unificar tudo no 23º andar. Montamos quatro estúdios novos, e a parte administrativa e artística agora ficam no mesmo corredor, o que facilita muito nosso trabalho", explicou Tiago.

Entre os novos estúdios, dois são "gêmeos", sendo um responsável pela transmissão ao vivo e o outro funcionando como reserva e para produção. "Esses dois estúdios são idênticos, totalmente equipados e prontos para atender às demandas tanto de transmissão quanto de produção", afirmou Tiago. Além deles, a Dumont FM também montou um grande estúdio isolado, projetado para futuras gravações com bandas e conteúdos musicais mais elaborados.

Outro destaque é o estúdio multimídia, que será dedicado à geração de conteúdo audiovisual, com gravações de programas, produção de vídeos e outros formatos, utilizando fundo de croma. "Esse estúdio multimídia ainda não está em operação completa, mas já está fisicamente e acusticamente pronto. Agora, vamos investir em câmeras, microfones sem fio e outros equipamentos para finalizá-lo", completou Tiago.

A modernização da infraestrutura técnica foi outro ponto crucial nesse processo. "Trocamos o transmissor, o no-break, o gerador e toda a rede. Começamos pelas melhorias na transmissão, que já estavam funcionando no novo endereço, e depois focamos nos estúdios e na parte técnica. Agora, com essa parte resolvida, o próximo passo será ampliar a equipe para atender às novas necessidades", disse o gerente geral.


Estúdio do ar da Dumont FM na nova sede da rádio, localizada no 23º andar do Golden Office, em Jundiaí

IA na nova plástica da Dumont FM

Outro avanço importante foi a utilização de inteligência artificial na plástica da rádio. Tiago Tomasello informou que parte das vinhetas e trilhas sonoras da Dumont FM foi criada com o auxílio de IA. "Eu comecei a mexer na plástica da rádio há cerca de oito, nove meses. Estudei bastante o uso de inteligência artificial em áudio e criei centenas de tracks com essa tecnologia. Cerca de 10% do que a IA gera é aproveitado, e a pós-produção é feita manualmente. Dessa forma, conseguimos alcançar um resultado que mistura a eficiência da IA com o toque humano para manter a qualidade do som da rádio", explicou.

Além disso, a integração tecnológica permitiu que o mesmo processador de som usado na transmissão FM fosse replicado para o streaming da Dumont FM. "Agora, o som que o ouvinte escuta no streaming é exatamente o mesmo do FM, o que não acontecia antes, quando usávamos processadores diferentes. Isso garante uma experiência de áudio mais uniforme e de alta qualidade em todas as plataformas", destacou Tiago. A emissora também utiliza metadados no áudio digital e RDS no FM para detalhar a grade musical em tempo real para os ouvintes.

Com essas mudanças e investimentos, a Dumont FM busca se posicionar de forma ainda mais competitiva no mercado de radiodifusão. Com torre na Serra do Japi, a estação está entre as maiores áreas de cobertura de sinal da América Latina, com um potencial populacional de 30 milhões de pessoas em sua abrangência no dial.


Vista mais aberta para o estúdio do ar da Dumont FM na nova sede da rádio

Veja também:
Dumont FM é a marca mais lembrada na categoria Rádio no Top of Mind Jundiaí


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Dumont FM, nova sede, Jundiaí, inteligência artificial, plástica de rádio, modernização técnica

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.