Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024 @ 10:59
São Paulo – Emissora terá transmissão em duas frequências até o dia 1º de outubro
Atualizada às 16h01 - 19/09 - Na quarta-feira (18), a direção da Rádio Apolo FM 98.1 de São Paulo entrou em contato com a redação do tudoradio.com para retificar a informação sobre o início das operações em 99.1 FM. Segundo a própria emissora, devido aos atrasos na entrega de equipamentos, a Apolo FM deve iniciar suas operações na nova frequência a partir da próxima semana. E no dia seguinte, na quinta-feira (19), a 99.1 FM iniciou sua operação em caráter experimental conforme relatado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, com efetivação do porte técnico definitivo até a próxima segunda-feira (23).
A atual Rádio Apolo FM 98.1 de São Paulo tinha previsão de iniciar nesta quarta-feira (18) sua transmissão em 99.1 FM, concessão originada a partir de Itapevi, na Grande São Paulo. Segundo informações apuradas pela redação do tudoradio.com, a emissora do formato jovem/adulto-pop terá transmissão nas duas frequências até o dia 1º de outubro, quando finalmente irá completar a transição para o novo canal. A 99.1 FM é inédita na Grande São Paulo, sendo uma alteração da atual 86.7 FM.
De acordo com as informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, a emissora vai iniciar a veiculação de uma grade de expectativa em 99.1 FM, mantendo transmissão simultânea com a 98.1 FM. A Apolo FM 99.1 de Itapevi (SP) fica em definitivo no dial a partir do dia 1º de outubro. O projeto é controlado pela Rede Mundial.
Vale ressaltar que, a partir dessa data, a 98.1 FM passará a transmitir outro projeto artístico. Segundo informações que foram encaminhadas para a redação, a linha artística da futura emissora deve ser voltada ao formato popular. Porém, não houve confirmação de marca.
Com a estação em Itapevi, a Apolo FM segue operando no dial na Grande São Paulo. A marca também alcança outros centros importantes como o Distrito Federal (Apolo FM 98.3 de Brasília) e o litoral paulista (Apolo FM 102.9 de Santos e Apolo FM 89.9 de Bertioga).
86.7 FM para 99.1 FM: frequência FM é originada da migração AM-FM
O início da operação experimental da 86.7 FM ocorreu em julho do ano passado, resultado da migração da AM 1370, abrigando a programação da Estilo FM. Originada a partir de Itapevi, na Grande São Paulo, a 86.7 FM surgiu como uma estação de classe A4 de operação, cobrindo diversos municípios no entorno da capital paulista, como Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Franco da Rocha, Ibiúna, Mairiporã, entre outras. Agora com a ida da Apolo FM ao canal, a concessão terá o mesmo nome de sua razão social, já que em sua origem, no AM, já era indicada como Rádio Apolo.
Já a Apolo FM começou a operar no dial 98.1 FM, após um processo de reestruturação e migração de frequência iniciado em dezembro de 2022. A estação operava em 660 AM de Santa Isabel (SP) e retransmitindo a Rádio Vibe Mundial e, com a efetivação da migração AM-FM, posicionou-se inicialmente em 83.1 FM e agora ocupa a frequência no dial tradicional.
A Estilo FM permanece no ar na Grande São Paulo através da 93.3 FM, canal este que tem sido trabalhado como o titular para o projeto. Todas as estações envolvidas na trocas são controladas pela Rede Mundial.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.