Sábado, 05 de Outubro de 2024 @ 12:08
Brasília - A medida beneficiará mais de 561 mil pessoas, ampliando o acesso à informação, cultura e lazer
O Ministério das Comunicações autorizou a retransmissão de sinais de rádio em frequência modulada (FM) para oito municípios situados na região amazônica do Maranhão, por meio do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR). A medida foi oficializada por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (4), beneficiando mais de 561 mil habitantes.
Os municípios contemplados são: Alto Alegre, Arari, Santa Inês, Presidente Dutra, Pedreiras, Colinas, Monção e Imperatriz. A iniciativa proporcionará maior acesso à informação, cultura e lazer para a população dessas cidades, localizadas na área que se estende desde o Rio Gurupi, em Carutapera, até São Luís, divisa com o estado do Pará.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o projeto visa ampliar o acesso à radiodifusão, considerada fundamental para o desenvolvimento e inclusão social na região amazônica. O ministro destacou a importância das rádios na promoção da cultura regional e na participação social, apontando que esse é um dos pilares prioritários do governo.
Foto: Pablo Le Roy/MCom
O Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR) permite a retransmissão simultânea dos sinais de emissoras de radiodifusão sonora FM da capital para municípios do mesmo estado. Além do Maranhão, a Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
As entidades interessadas em operar o serviço de RTR devem solicitar autorização ao Ministério das Comunicações, que, com base em estudos de viabilidade técnica da Anatel, realizará um processo seletivo para definir a entidade responsável pela execução do serviço. A formalização da autorização se dá por meio de contrato, também publicado no DOU, que especifica as características técnicas aprovadas.
Com informações do Ministério das Comunicações
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.