Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2025 @ 11:29

Media Trends & Predictions 2025: Kantar IBOPE Media aponta cinco tendências para o setor de mídia

São Paulo - Relatório conecta transformações globais a dinâmicas locais, fornecendo uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que moldam o setor

Publicidade

O tudoradio.com segue abordando o Media Trends & Predictions 2025, relatório produzido pela Kantar IBOPE Media, para ajudar marcas, anunciantes, agências e plataformas a se posicionarem em um cenário de mídia cada vez mais complexo e competitivo. Na matéria anterior, o tudoradio.com destacou importantes disposições para o setor de áudio digital e rádio, apontando caminhos para inovação e fortalecimento em um ambiente competitivo e em constante transformação. Desta vez, a Kantar IBOPE Media apresenta cinco tendências estratégicas para o próximo ano. 

O estudo oferece insights essenciais para marcas, agências, emissoras de rádio e televisão, além de plataformas de vídeo sob demanda, com foco em adaptação às mudanças do comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e novas demandas do mercado. Entre os destaques estão a convergência do ecossistema de mídia, a remodelação do consumo de conteúdo e o papel crescente da ciência de dados.

De acordo com Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media, o estudo visa oferecer ferramentas para que empresas de mídia e anunciantes possam planejar o futuro de maneira estratégica, utilizando insights baseados em dados. “Ao criar experiências mais personalizadas, é possível aumentar a relevância e o engajamento em um ambiente altamente fragmentado”, afirmou.

As cinco tendências do relatório para 2025

1. Ecossistema de mídia: otimismo e convergência
Em um cenário híbrido, as empresas de mídia têm diversificado seus modelos de negócios para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e na evolução tecnológica. Contudo, o setor enfrenta uma “crise de identidade”, com limites cada vez mais difusos entre plataformas.
2. Conteúdo: batalha pela atenção do público
O mercado de streaming, saturado em 2024, evoluirá em 2025 com uma reestruturação das formas como os consumidores interagem com conteúdos digitais. O desafio atrairá a atenção do público em meio a uma oferta abundante e dispersa.
3. Dados e privacidade: regulação e inteligência artificial
Com maior foco na transparência, as empresas precisarão calibrar o uso de dados em conformidade com regulamentações de privacidade, ao mesmo tempo em que exploram o potencial da inteligência artificial para melhorar experiências e processos.
4. Medição de audiência: integração como diferencial
As soluções crossmedia ganharão destaque, tornando a medição de audiência um recurso essencial para promover campanhas e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). “A mensuração será cada vez mais estratégica para decisões informadas e baseadas em dados”, destacou Adriana.
5. Pessoas e habilidades: equipes para o futuro
O domínio da ciência de dados será um diferencial competitivo em 2025. As empresas devem investir na formação de equipes interdisciplinares, com habilidades como visualização de dados, programação e estratégia colaborativa.

Perspectivas para o futuro

O relatório conecta transformações globais a dinâmicas locais, fornecendo uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que moldam o setor. Com a rápida evolução do ecossistema de mídia, o estudo reforça a necessidade de inovação, adaptabilidade e colaboração como pilares para o sucesso em 2025.

Confira o estudo na íntegra: clique aqui.

Relacionadas:
Entrega de publicidade segmentada via dial é uma das tendências comerciais para o rádio em 2025
Publicidade em áudio terá crescimento global em 2025, projeta Dentsu
Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
Pesquisa aponta desafios para mensuração em áudio digital; podcasts apresentam obstáculos

Tags: ÁudioDigital, Tendências2025, RádioLinear, Podcasts, InteligênciaArtificial, Personalização, Kantar IBOPE Media

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.