Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2024 @ 06:56

Tendências | Publicidade em áudio terá crescimento global em 2025, projeta Dentsu

São Paulo - Projeção de crescimento para 2025 é significativamente superior ao que o áudio tem como previsto para 2024

Publicidade

O segmento de áudio deve registrar um avanço significativo nos investimentos publicitários globais em 2025, conforme o mais recente relatório da Dentsu. A projeção aponta um crescimento de 1,8% nos gastos com publicidade em áudio, alcançando US$ 36,4 bilhões. Este desempenho representa mais que o dobro da taxa de crescimento de 0,8% prevista para 2024, destacando a resiliência do formato, se adaptando a um mercado cada vez mais digital. A notícia é positiva e pode ser um início no processo de valorização dessa mídia, que sofre de um descompasso entre realidade e percepção dentro do universo publicitário.

A Dentsu atribui parte desse crescimento ao setor varejista, que utiliza o rádio como ferramenta estratégica devido à sua proximidade com o ponto de venda. A publicidade em podcasts também desempenhará um papel importante, com previsão de crescimento de 5,3% no próximo ano. A agência enfatiza que o avanço do áudio é liderado principalmente pelo ambiente digital, onde os anúncios têm maior capacidade de gerar engajamento e atenção, de acordo com o estudo. Vale ressaltar que o IAB divulgou uma cartilha ao mercado para impulsionar e orientar o investimento nesse tipo de mídia.

Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca

O relatório projeta que, em 2025, os gastos digitais como um todo terão um aumento de 9,2%, com o segmento digital respondendo por 62,7% do mercado publicitário global. Ainda assim, o áudio permanece competitivo, adaptando-se às mudanças do mercado publicitário e reforçando sua relevância como uma ferramenta de alta eficiência, projeta a empresa. Outro fato é que o investimento publicitário nas Américas tende a avançar mais do que a média global.

Além disso, o relatório da Dentsu indica que setores como financeiro (+6,4%) e farmacêutico (+5,8%) também terão aumentos significativos em seus orçamentos publicitários em 2025, assim como o setor de viagens e transporte (+5,5%). Essa expansão geral dos investimentos publicitários deve beneficiar o áudio, com sua capacidade de atingir públicos diversos e se integrar a estratégias digitais, especialmente no ambiente em constante transformação do streaming e dos podcasts.

+ Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen

A longo prazo, o mercado publicitário global deve continuar em alta, com uma previsão de crescimento de 5,9% em 2026. Grandes eventos como as Olimpíadas de Inverno na Itália e a Copa do Mundo de futebol na América do Norte (EUA, Canadá e México) devem impulsionar ainda mais os investimentos em mídia, incluindo o segmento de áudio.

Clique aqui para obter o relatório completo.


Projeções para o investimento em áudio de acordo com a Dentsu. Na primeira linha é o valor total de investimento por ano, depois o share para o áudio e, por fim, a variação de crescimento

Relacionadas:
> Rádio AM/FM mantém liderança como principal plataforma de áudio com publicidade, segundo Edison Research
> Relatório da WARC Advisory e Audacy destaca barreiras que limitam investimentos em áudio publicitário
> A falha na percepção do consumo de mídia: como o rádio é subestimado pela publicidade
> Consumo de áudio digital cresce, mas publicidade ainda investe apenas 3,1% no formato
> Consumo de áudio digital cresce, mas publicidade ainda investe apenas 3,1% no formato
> Pesquisa aponta desafios para mensuração em áudio digital; podcasts apresentam obstáculos
> Entrega de publicidade segmentada via dial é uma das tendências comerciais para o rádio em 2025
> Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline

Tags: Publicidade em áudio, Crescimento publicitário, Dentsu, Investimentos em mídia, Rádio e podcasts, Publicidade digital, Mercado global de publicidade

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.