Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025 @ 11:40
São Paulo - Informação sobre possível participação da Forbes não é oficial; 105.7 FM segue com o nome Musical FM e executa grade no formato adulto-contemporâneo
Uma informação extraoficial apurada pelo tudoradio.com indica que a Forbes, famosa revista de negócios e economia, estaria por trás da aquisição da Musical FM 105.7 de São Paulo. Desde a noite de ontem (6), a estação interrompeu sua grade de programação tradicional, com várias denominações religiosas e evangélicas, para adotar uma programação experimental no formato adulto-contemporâneo. De acordo com a apuração do portal, existe a possibilidade de a nova rádio seguir esse formato musical em conjunto com o jornalismo de negócios e economia característico da Forbes Brasil.
A mudança ocorreu às 23h20 desta quinta-feira (6) e, no monitoramento feito em tempo real pelo tudoradio.com, foram notadas execuções de vários hits característicos do formato adulto-contemporâneo, com poucas vinhetas. Quando há identificação entre as músicas, a 105.7 FM se apresenta como Musical FM, já com nova plástica. O nome fica mais evidente nos prefixos de hora cheia, quando a emissora se identifica como “Rádio Musical FM de São Paulo”. Não foi percebida a execução de músicas nacionais até o momento.
Não há informação ou manifestação oficial sobre a possível relação da Forbes com a 105.7 FM. Porém, caso seja confirmada, a movimentação reforça a valorização do rádio paulistano como um negócio em expansão, já que o mercado foi recentemente impactado pela aquisição da Rede Transamérica pelo Grupo GC2 (Grupo Camargo de Comunicação), que já controla rádios como Alpha FM 101.7, 89 FM A Rádio Rock 89.1 e Rádio Disney FM 91.3.
Ainda sobre a mudança na Musical FM, a emissora foi originada em 1989, com grade especializada em MPB, sendo premiada três vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (nas categorias melhor emissora do ano e melhor programação musical). A partir de 1999, passou a adotar uma grade de programação de formato gospel, que contava com mais de uma denominação evangélica responsável pelo conteúdo. Esse modelo seguiu ao longo dos anos, sendo encerrado ontem (6). Com a mudança, parte da programação foi para a nova Unidade FM 96.5 e outra, ligada à AD Brás, será veiculada pela Rádio Mais FM 102.9.
A 105.7 FM possui uma das maiores coberturas de sinal de São Paulo, sendo classificada como classe especial. Sua estação transmissora está localizada na Avenida Doutor Arnaldo, na região do Sumaré, e conta com um sistema de transmissão atualizado.
Logotipo usado pela Musical FM durante os últimos anos