Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025 @ 16:29

Estudo da Nielsen destaca o rádio como uma das mídias com maior retorno sobre investimento no mercado publicitário

São Paulo - Estudo global mostra que, apesar de ser percebido como pouco eficaz, o rádio entrega um dos maiores retornos publicitários entre todos os meios

Publicidade

Um novo levantamento realizado pela Nielsen colocou em evidência uma importante inversão de percepção no mercado publicitário global. Enquanto a maioria dos profissionais de marketing acredita que o rádio é a mídia menos eficaz entre os formatos tradicionais e digitais, os dados reais de retorno sobre investimento (ROI) revelam exatamente o oposto: o meio rádio ocupa a segunda colocação entre os mais eficazes em gerar retorno. Acompanhe os detalhes do estudo:

A constatação surgiu a partir da Pesquisa Global Anual de Marketing da Nielsen, que investigou a percepção de eficácia de diferentes meios de comunicação entre anunciantes e agências. Apesar do rádio ter sido apontado como o menos eficaz nesse ranking subjetivo, os benchmarks globais de ROI colocam o meio à frente de canais como vídeo online, display, search e CTV (Connected TV).

Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos

Retorno real supera percepção

Segundo a Nielsen, ao se reorganizar o ranking com base em dados reais de ROI, o rádio apresenta desempenho 30% superior ao do vídeo e display, e 70% maior em relação a search e CTV. Os resultados reforçam o posicionamento do rádio como uma ferramenta eficaz para marcas que buscam ampliar seus resultados com publicidade.

Além disso, a eficácia do meio é comprovada por estudos de caso reunidos na Biblioteca de Estudos de Caso da Katz, que detalha como o rádio contribui de forma mensurável para o desempenho de campanhas.

Com base nesses dados, o estudo da Nielsen reforça que os profissionais de marketing devem rever suas estratégias e considerar o rádio como um canal relevante e competitivo na composição de seus planos de mídia, deixando de lado percepções históricas subestimadas.

Estudos recentes reforçam a importância do alcance do rádio no retorno de investimento publicitário

Uma série de levantamentos analisados pelo tudoradio.com tem reforçado a relevância estratégica do rádio no atual cenário de mídia, especialmente quando o assunto é retorno sobre investimentos (ROI) em campanhas publicitárias. Em maio, uma análise publicada sob o título "Análise mostra que investimentos baixos no rádio geram resultados fracos no mix de mídia" destacou que campanhas com investimentos modestos no rádio tendem a apresentar desempenho inferior. O estudo revelou que o rádio amplia o alcance de forma eficiente e sua exclusão impacta diretamente os resultados.

Em junho, a publicação "Estudo aponta que rádio preenche lacuna deixada por TV e internet em alcance publicitário" mostrou como o rádio se tornou essencial para marcas que buscam atingir audiências mais amplas, preenchendo uma lacuna de cobertura em campanhas de comunicação.

Outra análise,"Com IA e novas métricas, áudio se posiciona como mídia mensurável e estratégica", destacou a digitalização do rádio e o uso de ferramentas que o tornam mais alinhado ao marketing de performance, reforçando sua relevância atual.

Em abril, o estudo "Com alta nos custos e concorrência global, rádio reforça posição estratégica no marketing automotivo" mostrou como o setor automotivo tem utilizado o rádio como solução eficaz frente à inflação nas mídias digitais, destacando sua cobertura regional e relação custo-benefício.

Já o levantamento "Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos" destacou a eficácia do rádio na construção de lembrança e associações de marca, contribuindo diretamente em campanhas de awareness.

E, mais recentemente, "Integração entre áudio e imagem amplia resultados de campanhas em rádio, streaming e plataformas digitais" debateu como a combinação de formatos potencializa o impacto das mensagens, com o rádio sendo protagonista em ambientes multiplataforma.

Avanço no uso de metadados no streaming reforça posição das rádios brasileiras na concorrência digital

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Relacionadas:
> Dados reforçam a força do rádio no alcance, audiência e retorno sobre investimento publicitário
> O Rádio Hoje | Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
> Tendências | Planejadores de mídia acreditam na eficácia do rádio e 35% devem aumentar o investimento no meio
> Relatório global de ROI da Nielsen aponta que 50% dos planos de mídia enfrentam desafios na execução
> Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos

Com informações da Katz Radio Group e Nielsen

Tags: Rádio, Nielsen, ROI, publicidade, marketing, mídia, pesquisa global

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.