Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025 @ 13:14
Brasília - Jornalista com passagens por Globo, Record, SBT e Band assume comando da empresa pública responsável por veículos como TV Brasil e Rádio Nacional
O jornalista André Basbaum será o novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele assumirá o cargo atualmente ocupado por Jean Lima, que comunicou sua saída nesta segunda-feira (5). Basbaum tem uma carreira de 25 anos no jornalismo e passagens por posições de liderança nas principais emissoras de televisão do país.
Com experiência consolidada, André Basbaum atuou como editor de economia do Jornal Nacional (TV Globo), editor especial do Jornal da Record, editor-chefe do SBT Brasil e diretor de jornalismo da Band. Antes da nomeação, ele exercia a função de diretor de integração de jornalismo na TV Record.
Durante a gestão de Jean Lima, a EBC registrou avanços significativos na comunicação pública. A TV Brasil consolidou-se como a quinta emissora em audiência no país, houve a ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública — com cobertura em todas as capitais e estados — e foi retomada a TV Brasil Internacional, voltada à diáspora brasileira. Até que a posse oficial seja realizada, a presidência interina da EBC será exercida por Bráulio Ribeiro, atual diretor-geral da empresa pública.
André Basbaum vai assumir a EBC - Foto: Andressa Anholete
A saída de Jean Lima foi formalizada por meio de carta enviada ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Ao portal G1, o ex-presidente da estatal afirmou que a decisão ocorreu por “desgaste natural do cargo” e destacou que se coloca à disposição para colaborar com a transição. Lima chegou à presidência com apoio do então ministro Paulo Pimenta, que deixou a Secom em janeiro deste ano.
Essa é a segunda troca no comando da EBC durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em outubro de 2023, Hélio Doyle deixou o cargo após polêmicas envolvendo publicações consideradas ofensivas a Israel. A Empresa Brasil de Comunicação é responsável pela gestão de veículos públicos como a TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social