Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2025 @ 08:14
Rio de Janeiro - Rádio Mix FM também amplia sua audiência; Band FM dispara e ganha posições no ranking FM
Na última terça-feira (9), o Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que mede o consumo de rádio na capital fluminense e em sua região metropolitana. E o mercado local segue com o top 5 concentrando mais de 60% da audiência de rádio. No geral, o FM registrou uma ligeira oscilação negativa em sua média, mas vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2025):
Líderes seguem isoladas
A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) segue sozinha como a maior audiência do rádio fluminense e também é dona do maior número de ouvintes por minuto para uma FM no Brasil, com marca que supera os 200 mil ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). São três anos e meio de liderança ininterrupta de audiência, além de manter também o maior valor de alcance terrestre para uma FM no país, acima de 3,08 milhões de ouvintes únicos.
Na sequência, a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) foi o principal destaque da medição quando o assunto é alta de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 99.9 FM cravou o maior crescimento absoluto entre as FMs pesquisadas no Rio, o que assegura a vice-liderança geral de forma isolada, estando hoje mais próxima da líder do que da sequência do ranking. Em alcance, a JB FM também está em alta, hoje com 2,45 milhões de ouvintes únicos.
A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue isolada no top 3 de audiência, com o terceiro maior valor de ouvintes por minuto no rádio brasileiro para uma mesma estação, além de registrar os maiores números para uma FM de seu formato de programação. Em alcance, a 97.5 FM está próxima de 1,62 milhão de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro.
Destaque para a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), que apresentou uma alta próxima de 2% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), na comparação com a pesquisa anterior. Isso a mantém isolada como a quarta maior audiência do Rio e volta a ocupar esse posto também na comparação com FMs medidas em outras praças no Brasil. Em alcance, a 96.5 FM está perto de 1,52 milhão de ouvintes únicos.
E pela terceira vez consecutiva, a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) segue posicionada entre os cinco maiores volumes de audiência do Grande Rio de Janeiro, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em alcance, a 98.1 FM está no top 3 nesse quesito, hoje com mais de 1,75 milhão de ouvintes únicos. A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) aparece a seguir no ranking, mais próxima da Rádio Globo do que da sequência da pesquisa.
Mais destaques
A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/adulto-pop) foi um dos destaques da atual medição de audiência no Rio de Janeiro ao apresentar novo avanço em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), onde cresceu mais de 2,7% na comparação com a pesquisa anterior. Em alcance, a 102.1 FM também está em alta, com 1,09 milhão de ouvintes únicos, o sexto maior valor da praça.
Destaque para o forte avanço da Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop), que cresceu mais de 12% na comparação com a pesquisa anterior, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O resultado diminuiu um pouco a concorrência pela sua colocação nos filtros gerais.
A Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes) cravou uma alta de 1% na comparação com a pesquisa anterior que, somada à movimentação da audiência local, foi suficiente para a emissora retomar a nona colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela é seguida de perto pela NovaParadiso FM 89.5 (adulto-contemporâneo), que completa o top 10 nos principais filtros da medição.
A Antena 1 Rio FM 103.7 (adulto-contemporâneo) apresentou nova evolução de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), crescendo mais de 5% em relação à pesquisa anterior, o que a aproxima um pouco mais do complemento do top 10.
Chamou a atenção do meio o avanço considerável da Band FM 91.1 (popular/hits), que cravou sua melhor marca de ranking desde a sua estreia na capital fluminense, ocorrida em janeiro passado. A emissora teve alta de 18,5% em relação à medição anterior, avançando duas colocações em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência, bem próximas da Band FM nos filtros gerais.
E, entre as assinantes da pesquisa, a Tribuna FM 88.5 (jovem/adulto-pop), emissora tradicional de Petrópolis, apareceu no top 15 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), após alta de mais de 20%. Ela é seguida de muito perto pela Maravilha FM 96.9 (religiosa/gospel), MEC FM 98.9 (pública/música clássica) e Rádio Nacional FM 87.1 (pública/popular-esportes). Porém, esse grupo de rádios não está próximo da 14ª colocada.
Panorama anterior:
> Panorama: FM O Dia amplia vantagem na liderança no Rio de Janeiro; JB FM e Rádio Melodia seguem no top 3
+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) ou 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio do Grande Rio.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
Vista para a orla de Botafogo, no Rio de Janeiro / Biblioteca Canva