




Sábado, 27 de Dezembro de 2025 @ 12:05
São Paulo - Estação nos Estados Unidos transforma comportamento digital em critério principal para definição da grade musical
Uma nova proposta chama atenção no mercado de rádio dos Estados Unidos: uma estação FM passou a basear sua grade musical exclusivamente no que os ouvintes da região consomem nas plataformas de streaming. Trata-se da Streamz FM 100.5, que opera no dial FM por meio da frequência 100.5 FM (W263BX, considerado um "tradutor", ou seja, FM de baixa potência no modelo utilizado nos EUA), utilizando como origem o canal de rádio digital HD2 da WQKS-FM 96.1. Apesar de contar com apenas 80 watts de potência, o sinal cobre completamente sua área de atuação e é considerado um laboratório para esse tipo de prática artística no dial norte-americano.
O projeto é liderado por Rick Peters, Managing Partner da Bluewater Broadcasting, que explicou o conceito da nova emissora: “A Streamz 100.5 alinha o rádio ao comportamento de streaming local. A escolha das músicas não segue decisões convencionais, mas sim aquilo que a comunidade está ouvindo online.”
A curadoria musical da rádio é feita com base em dados gerados exclusivamente pelos próprios moradores da área de cobertura. Mais de 3 milhões de execuções semanais são analisadas, provenientes de 19 serviços de streaming diferentes, por meio da ferramenta Bridge Ratings Stream Stats. Com isso, a emissora transforma cada stream em um “voto” que define o que vai ao ar.
“Seu stream é o seu voto”, afirmou DJ Fresh, diretor de programação da emissora. “Nossos ouvintes estão literalmente escolhendo o que vai tocar. Nenhuma outra rádio no país está operando dessa forma.”

O formato da Streamz 100.5 é voltado ao Hip-Hop e R&B Contemporâneo, com a programação nacional DeDe In The Morning, da Compass Media Networks, no ar durante o horário matinal. “Estamos muito orgulhosos de lançar esse conceito. Se você está ouvindo na internet, a gente toca no rádio”, completou DJ Fresh.
+ Inteligência artificial gera 50 mil músicas por dia e reforça desafio do rádio como curador musical
Leituras recomendadas:
> Rádio é fundamental para manter músicas por mais tempo nas paradas de sucesso, indica a Billboard
> Mercado artístico internacional discute falta de “hits do verão” em 2025; rádio tem papel fundamental em prolongar sucessos
> Estudo aponta queda na efetividade de comerciais de rádio com uso indiscriminado de inteligência artificial
> Estudo global aponta o rádio como a principal escolha para conteúdo musical
> Música segue fundamental para o rádio; projetos precisam ser pensados com base em dados
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do portal RadioINK


