




Quarta-Feira, 04 de Fevereiro de 2026 @ 06:47
São Paulo – Desempenho de destaque seguiu até o final de 2025; Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM seguem com os maiores números
O dado mais recente sobre alcance do rádio de São Paulo, divulgado ao mercado pela Kantar IBOPE Media na primeira quinzena de janeiro, mas referente ao último trimestre completo de 2025, segue indicando uma marca de destaque para o FM paulistano: 17 estações continuam com um alcance que supera a marca de 1 milhão de ouvintes únicos em cada emissora. Essa marca é mantida com o rádio apresentando certa estabilidade no total de ouvintes alcançados ao longo das últimas pesquisas, ainda que com algumas mudanças no ranking FM entre as estações. Acompanhe os detalhes (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre outubro a dezembro de 2025):
Topo sem alterações
O top 3 no ranking FM de alcance é composto pelas mesmas rádios que vêm dominando esse tipo de métrica nos últimos anos. São as emissoras que superam a marca de 2 milhões de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Quem detém o maior valor da praça é a Band FM 96.1 (popular/hits), com mais de 2,53 milhões de ouvintes únicos, liderando de forma isolada os dados de alcance do rádio paulistano. Ela segue acompanhada pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que está mais próxima do topo do que da sequência do ranking FM, com 2,43 milhões de ouvintes únicos. Já a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), que tem liderado a audiência na Grande São Paulo, aparece com o terceiro maior valor de alcance, com 2,19 milhões de ouvintes únicos.
Outro detalhe importante é que pelo menos seis estações estão com marcas relativamente próximas do corte de 2 milhões de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Essa sequência é iniciada pela Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), próxima do top 3 de alcance, registrando hoje 1,93 milhão de ouvintes únicos, seguida pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits), que avançou nessa métrica ao alcançar 1,91 milhão de ouvintes únicos, completando o top 5 nesse quesito.
A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa) aparece logo na sequência e tem crescido em alcance, registrando 1,88 milhão de ouvintes únicos. Ela é seguida pela Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), que evoluiu bem em alcance e agora soma 1,87 milhão de ouvintes únicos. A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) surge logo a seguir, com 1,84 milhão de ouvintes únicos nessa métrica, acompanhada de muito perto pela Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica).
Em alta, a Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits) também se aproxima desse grupo e está próxima da marca de 1,7 milhão de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Já a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) fecha esse grupo acima de 1,5 milhão em alcance.
Mais destaques
A Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) continua entre os destaques do rádio ao apontar boa estabilidade em alcance, mantendo-se acima do corte de 1,3 milhão de ouvintes únicos na Grande São Paulo. Ela é acompanhada pela Kiss FM 92.5 (adulto/rock), que também registra um número expressivo ao marcar cerca de 1,22 milhão de ouvintes únicos nesse mesmo quesito.
Na sequência, as duas emissoras de jornalismo do Grupo Bandeirantes também aparecem entre os destaques de alcance do rádio paulistano, com a Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3 (jornalismo/esportes) cravando uma marca acima de 1,15 milhão de ouvintes únicos, seguida de perto pela BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), que apresenta um valor próximo de 1,14 milhão em alcance na Grande São Paulo.
A Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) foi um dos destaques da pesquisa ao voltar a figurar entre as 17 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos, registrando hoje uma marca próxima de 1,03 milhão nesse quesito de alcance. Ela aparece próxima da TMC FM 100.1 (jornalismo/esportes, antiga Transamérica), que está à frente no ranking e vive um processo de reposicionamento de marca e projeto. Já a Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional-mpb) apresenta um valor muito próximo de 1 milhão de ouvintes únicos, rádio que pode ampliar essa lista a partir das próximas medições.
O quadro de alcance em São Paulo
Conforme destacado anteriormente, o mercado acompanhou no segundo semestre de 2025 o estudo especial Inside Audio, da Kantar IBOPE Media. E no recorte sobre a Grande São Paulo, na edição de 2025, referente ao trimestre abril a junho, o rádio local alcançou 77% da população local em 30 dias, superando a marca de 75,9% do estudo de 2024, relativo ao mesmo período do ano passado.
No quadro atual, são 17 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos, patamar que tem sido comum nos últimos quatro anos, quando o meio oscila no número atual e chega a picos de 18 estações nessa condição. E a marca atual tem sido mantida de forma consecutiva desde a atualização dos dados em outubro passado, referente ao trimestre julho a setembro de 2025). Para efeito de comparação, há uma década era comum ter até 12 emissoras em FM nessa mesma situação.
Os valores alcançados por essas 17 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.
+ Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media
Relacionadas:
> Panorama: Antena 1 dispara em audiência e Alpha FM amplia liderança; Nativa FM, 89 FM A Rádio Rock e Rádio Mix FM avançam no top 10 em São Paulo
> Metropolitana FM se junta a Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM entre as FMs com mais de 2 milhões de ouvintes únicos em São Paulo
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Vista panorâmica para a região do Paraíso, em São Paulo / Biblioteca Canva


