Quarta-Feira, 22 de Julho de 2020 @ 07:32

O rádio hoje | Em guerra, gigantes do streaming de vídeo usam o rádio para ampliar suas bases de assinantes

São Paulo - Apple, Disney e Comcast ampliaram seus investimentos em rádio para enfrentar a Netflix

Publicidade

O levantamento mais recente da Media Monitors, que mostra o volume de publicidade nos veículos de massa nos Estados Unidos, mostrou a forte presença de marcas de streaming de vídeo nos anúncios em estações de rádio. Na guerra por assinantes, marcas como Apple, Disney, Comcast, entre outras, ampliaram suas exposições em rádio e TV no mês de julho, visando a concorrência com a Netflix. Para se ter uma ideia, a Apple apareceu pela primeira vez entre os dez maiores anunciantes de rádio. Acompanhe:

adstexto

Foram 32.520 spots da Apple entre os dias 13 e 19 de julho, campanha que promove o seu novo serviço de streaming de vídeo, o Apple TV+. Segundo o Media Monitors, o volume atual significa um avanço de 62% em relação a quantidade de comerciais veiculados pela Apple no rádio na semana anterior (quando estava em 21 entre os 100 maiores anunciantes de rádio).

A Apple usou o rádio para promover o Apple TV+ pela primeira vez em novembro passado e, desde então, tem ampliado o volume de inserções nas estações de rádio dos Estados Unidos. 

Já o NBCUniversal da Comcast também está usando o rádio AM / FM para ampliar a sua base de assinantes nos Estados Unidos. O recém-lançado serviço de streaming Peacock já está na posição 43 entre os 100 maiores anunciantes de rádio nos Estados Unidos, com 11.696 spots veiculados entre 13 e 19 de julho.

E a regra de utilizar o rádio para promover plataformas digitais também serve para as próprias estações. Tanto que a iHeartMedia (maior grupo de emissoras nos Estados Unidos) tem "exagerado" na promoção de sua plataforma on-line, o iHeartRadio. A marca aparece como segundo maior anunciante de rádio, fazendo valer a máxima de que "quem promove o digital é o veículo de massa".


Ranking dos 10 maiores anunciantes de rádio nos Estados Unidos entre os dias 13 e 19 de julho

Segundo levantamento feito pelo portal norte-americano Inside Radio, outra categoria que ampliou de forma significativa as campanhas em rádio foram as seguradoras. Juntas elas formam o segmento que mais anuncia em rádio nos Estados Unidos, com mais de 800 mil spots veiculados entre 13 e 19 de julho.

Leia também:
> Em perspectivas para 2020, Nielsen destaca a resiliência do rádio perante a "guerra do streaming"

O nativo-digital anuncia no rádio

É comum que veículos de massa no Brasil defendam suas atuações comerciais chamando a atenção do mercado para o fato de que "marcas nativas do digital anunciam em rádio e TV". Uber, 99, Amazon Prime, Facebook, Google, entre outros, são algumas das marcas que contam com campanhas no rádio brasileiro, aproveitando os fortes atributos do meio (alcance, fidelização, segmentação e frequência).

O uso do rádio na estratégia comercial é comum quando o marketing entende o papel do meio na promoção de uma marca ou mensagem. O fato de o Rádio ser um dos últimos meios a serem consumidos antes da "decisão de compra" também ampliam a importância do veículo na composição da campanha.

Recomendamos:
> Levantamento aponta que o rádio é o mais resiliente entre todas as mídias tradicionais durante o coronavírus
> Coronavírus: Media Hiatus Impact da Nielsen mostra os impactos da diminuição ou corte na publicidade para as marcas
> Campanha na Alemanha mostra a importância do Rádio para o varejo durante a pandemia do novo coronavírus

Com informações do Media Monitors e Inside Radio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23839-o-radio-hoje-em-guerra-gigantes-do-streaming-de-video-usam-o-radio-para-ampliar-suas-bases-de-assinantes