Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Julho de 2023 @ 07:31

Grande São Paulo já conta com 14 estações de eFM ativas em seu dial

São Paulo - Incluindo a eFM de Ibiúna (Grande Sorocaba), que também atinge a Grande São Paulo, o total de 14 eFMs evidencia a rápida ocupação da faixa estendida

Publicidade

Com pouco mais de dois anos desde sua oficialização, o eFM (FM estendido) avança rapidamente em termos de ocupação em São Paulo. Somente na área de influência da capital paulista, há 14 emissoras ativas na faixa estendida. O ritmo acelerado, que não é acompanhado por outros mercados que terão a faixa estendida ativa neste primeiro momento, mostra como a migração AM-FM estava represada na Grande São Paulo, que aguardava pela liberação do eFM para poder implantar suas estações.

O eFM foi liberado oficialmente em maio de 2021, com São Paulo iniciando o processo com três estações já ativas, porém em modo experimental, ou seja, sem suas estruturas definitivas instaladas. Na época, entraram no ar a Rádio Capital FM 77.5 (originada de AM 1040) e a Rádio Cultura Brasil FM 77.9 (originada de AM 1200), além do surgimento de uma nova estação pública, a Rádio Nacional FM 87.1. Hoje, essas emissoras já estão encaminhando suas estruturas definitivas, com a Rádio Capital e a Rádio Nacional operando como classes especiais a partir do Pico do Jaraguá.

Na segunda-feira (3), a lista de rádios no eFM foi ampliada com o surgimento da "Rádio Apollo". Trata-se do processo de migração AM-FM da AM 1370, canal que já carregou marcas como Rádio da Cidade e Rádio Iguatemi, e é originado em Itapevi. Atualmente, em 86.7 FM, a nova estação experimental retransmite a Estilo FM, de formato adulto-contemporâneo, reforçando a cobertura na Grande São Paulo da atual Estilo FM 93.3 (que opera a partir da Serra do Mar, sendo uma concessão de Cubatão).

A expectativa do setor é de que, quanto mais rádios operem na nova faixa do FM, maiores serão as chances de popularização das novas frequências, ampliando o coro de divulgação relacionado à expansão do FM. O rápido crescimento apresentado pela Jovem Pan News FM 76.7, conforme relatado pelo tudoradio.com, também sugere um cenário positivo quanto à possibilidade de acesso ao eFM por parte da população. Porém, por enquanto, o desafio está no aumento da oferta de receptores que suportam a faixa estendida.

Outro fato curioso que evidencia a evolução da ocupação do eFM em território paulista é o uso da mesma frequência por duas rádios migrantes de AM para FM, porém localizadas em regiões diferentes. A Rádio ABC FM 81.9, de Santo André (Grande São Paulo), está na mesma frequência que a Rádio Brasil FM 81.9, de Santa Bárbara d’Oeste (Grande Campinas).


Registro de um receptor sintonizado em FM 86.7, em São Paulo / crédito: Maurício Viel

Confira abaixo a lista atualizada de eFMs ativas em território paulista. Em negrito estão as estações que podem ser sintonizadas com facilidade na Grande São Paulo. Ao todo são 21 estações nesta situação. 

76.7 FM - Jovem Pan News - São Paulo
77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.5 FM - Rádio São Paulo - São Paulo

79.7 FM - Rádio Bragança - Bragança Paulista
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.1 FM - Class FM - Sorocaba
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
80.9 FM - Rádio RBC Belém - Ibiúna
81.9 FM - Rádio ABC - Santo André

81.9 FM - Rádio Brasil - Santa Bárbara d'Oeste
82.5 FM - Rádio Azul - Americana
82.9 FM - Melhor FM - Limeira
83.1 FM - Rádio Vibe Mundial - Santa Isabel / São Paulo
84.3 FM - Rádio Nova Morada - São Paulo
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos

85.3 FM - Rádio Bandeirantes - Ribeirão Preto
85.7 FM - Rádio Bandeirantes - Campinas
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
86.7 FM - Estilo FM / Apollo - Itapevi / São Paulo
87.1 FM - Rádio Nacional - São Paulo

Outra região do Brasil que possui um número um pouco maior de eFMs ativas é a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Por lá são seis estações nesta condição, conforme já noticiado anteriormente pelo tudoradio.com.

+ Levantamento: Brasil tem 36 estações em FM estendido; a maioria está em São Paulo

O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 975 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM.

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Veja também:
Levantamento: Massa FM é a rede com mais migrantes AM-FM; Jovem Pan, Rádio Mix FM e CBN também se destacam

Levantamento: Brasil tem 946 migrantes AM-FM ativas em FM; São Paulo e Sul concentram os maiores números
Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: rádio, eFM, São Paulo, faixa estendida, migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.