Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 @ 07:32

Levantamento: Massa FM é a rede com mais migrantes AM-FM; Jovem Pan, Rádio Mix FM e CBN também se destacam

São Paulo - Band FM, Nativa FM, Rede Aleluia, entre outras, também fizeram adições importantes em suas redes por causa da migração AM-FM

Publicidade

A migração AM-FM tem movimentado o dial FM brasileiro. Atualmente, de acordo com o levantamento realizado pelo tudoradio.com, existem 966 estações originárias da faixa AM que estão ativas em FM, seja em FM convencional (a partir de 88.1 FM) ou em eFM (dial estendido, a partir de 76.1 FM). As redes nacionais também foram beneficiadas neste processo, acumulando novas afiliadas em FM por todo o Brasil. Neste levantamento, a Massa FM é a rede que possui mais migrantes AM-FM ativas em sua base de estações, seguida pela Jovem Pan FM. Marcas como CBN e Rádio Mix FM também se destacam pelo porte das praças que foram inseridas em suas redes. Acompanhe os detalhes:

Impulsionada principalmente pelos processos de migração AM-FM nos estados do Paraná (sua origem), Rondônia e Espírito Santo, a Rede Massa FM é quem possui mais estações migrantes AM-FM em sua base de afiliadas e emissoras próprias. São 30 ao todo, das 70 estações que carregam a sua marca. Nesta adição, a Massa FM também conta com grandes e médios mercados, como São Luís (MA), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), São José do Rio Preto (SP), Ponta Grossa (PR), Cascavel (PR), Criciúma (SC), entre outros.

Já o nome “Jovem Pan” é aquele que é mais carregado por migrantes AM-FM, já que na soma das redes Jovem Pan FM e Jovem Pan News a marca fica com o maior número de estações. São 25 para a rede Jovem Pan FM e 12 para a Jovem Pan News. Na jornalística, existem adições importantes como a matriz em São Paulo, Vitória (ES), Florianópolis (SC), Natal (RN), Piracicaba (SP), Bauru (SP), Marília (SP), entre outras. Na FM, a rede possui adições como Maceió (AL), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Blumenau (SC), entre outras.

Com onze novas adições em cada rede, marcas como Rádio Mix FM e CBN chamam a atenção pelo peso das praças adicionadas após a migração AM-FM. A Rede Mix de Rádio adicionou mercados como Salvador (BA), Curitiba (PR), Maceió (AL), Teresina (PI), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Campina Grande (PB), Santarém (PA), entre outras.

Para a rede jornalística do Grupo Globo, a CBN, entraram estações em FM nos mercados de Natal (RN), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campina Grande (PB) e Ponta Grossa (PR).

Seguindo esta linha, marcas como Rádio Bandeirantes, Transamérica, Antena 1, Novabrasil FM e BandNews FM também fizeram adições em mercados importantes. A primeira foi impulsionada pela ida para o FM de estações como Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP) e também Goiânia (GO). A Transamérica passou a ter afiliadas em praças como Aracaju (SE) e Juiz de Fora (MG). A Antena 1 teve entradas importantes no interior, mas a principal praça adicionada foi Curitiba (PR). Já a Novabrasil FM adicionou Maceió (AL) e Araçatuba / Birigui (SP). E a BandNews FM passou a contar com Manaus (AM).

Com a migração AM-FM, as duas redes populares do Grupo Bandeirantes também adicionaram praças relevantes, principalmente entre o interior paulista, mineiro, baiano e catarinense. A Band FM passou a contar com praças como Joinville (SC), Poços de Caldas (MG), Araçatuba (SP), Chapecó (SC), entre outras. Já a Nativa FM adicionou FMs migrantes como Bauru (SP), Marília (SP), São Carlos (SP), Porto Seguro (BA), por exemplo.

Sobre o aspecto do peso das praças, a Rede Aleluia também se destaca neste processo, com várias FMs próprias e parceiras vindas da faixa AM. Estão nesta situação estações em Curitiba (PR), Uberlândia (MG), Londrina (PR), Juiz de Fora (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Macapá (AP), entre outras. O mesmo vale para a Deus é Amor, com adições em Manaus (AM), Vitória (ES), São Vicente (SP) e Rio Branco (AC).

O panorama pode ter diferentes interpretações

A diferença de interpretações sobre o avanço das redes pela migração AM-FM é possível devido à série de diferenças que envolvem cada uma das marcas. Além de questões de formatação/perfil, meta de expansão, planejamento, presença de estações próprias já instaladas, entre outros pontos, as redes também partem de diferentes situações, com objetivos distintos. E dependendo da região alvo de cada uma, a migração AM-FM pode estar adiantada ou atrasada em cada praça.

O número apresentado neste artigo também é mutável e representa uma fotografia do momento atual. Pois algumas dessas redes já tiveram afiliadas migrantes AM-FM que já mudaram de bandeira entre as próprias redes nacionais, passaram a atuar como rádios locais ou ainda assumiram redes regionais/estaduais.

Confira a seguir o número de migrantes AM-FM ativas que integram uma rede considerada nacional (com presença em, pelo menos, três regiões do país):

Antena 1 - 4 estações
Band FM - 6 estações
Rádio Bandeirantes - 5 estações
BandNews FM - 1 estações 
CBN - 11 estações
Clube FM - 6 estações
Deus é Amor - 10 estações
Jovem Pan FM - 24 estações
Jovem Pan News - 12 estações
Massa FM - 30 estações
Rádio Mix FM - 11 estações
Nativa FM - 8 estações
Nossa Rádio - 3 estações
Novabrasil FM - 2 estações
Rede Aleluia - 13 estações
Transamérica - 3 estações
Rede Up - 2 estações

O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 966 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM e mais 12 emissoras em "caráter científico" (sendo 11 estações em FM originadas na faixa AM).

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.


Registro de um receptor sintonizado em FM 85.7 de Campinas (SP) / crédito: tudoradio.com

Veja também:
Levantamento: Brasil tem 946 migrantes AM-FM ativas em FM; São Paulo e Sul concentram os maiores números
> Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: Migração AM-FM, Rádio Brasileiro, Massa FM, Jovem Pan, Mix FM, CBN, Redes de Rádio, Expansão FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.