Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Janeiro de 2023 @ 07:46

Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM

São Paulo - Número foi alcançado ainda em dezembro passado. Reta final teve novidades em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Amazonas, Santa Catarina e Rio Grande do Norte

Publicidade

O Brasil virou o ano com 930 estações em operação no FM que foram originadas na faixa AM. Segundo o levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as migrantes AM-FM já em operação, esse número foi alcançado ainda em dezembro, mas ele pode mudar nas próximas horas. A última estação catalogada e mapeada pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com foi no interior do Amazonas, e a reta final de 2022 deu uma mexida em dials FMs de áreas com alta densidade populacional, como a Grande São Paulo, Região de Ribeirão Preto (SP) e a Serra Gaúcha, envolvendo canais em FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e também eFM (estendido, entre 76.1 FM e 87.3 FM). Acompanhe:

O estado de São Paulo segue com o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com, com suas respectivas coberturas em FM já conhecidas e catalogadas, totalizando 128 estações. As últimas entradas por lá ocorreram na Grande São Paulo (através da Vibe Mundial FM 83.1, concessão originada em Santa Isabel), Região de Ribeirão Preto (Cultura FM 90.1 de Monte Alto) e Sorocaba (Class FM 80.1). Também há a iminente entrada da Rádio Bragança FM 79.7 de Bragança Paulista.

O Paraná, que desde o início do processo tem apresentado um ritmo de expansão da migração AM-FM acima da média em relação aos demais estados, registrou mais três migrantes ativas em FM. Foram elas: Massa FM 104.5 de Toledo, Rádio Cidade Pato Branco FM 99.9 de Pato Branco e Rádio Club FM 101.5 de Faxinal, totalizando 118 estações no levantamento.

Minas Gerais contou com mais duas migrantes AM-FM ativas, totalizando 105 estações. Em dezembro foram percebidas no ar as estações Rádio Itabira FM 91.9 de Itabira e também a Rádio Difusora Bondespachense FM 91.1 de Bom Despacho. 

Novamente no sul, o Rio Grande do Sul contou com um dezembro movimentado, com a estreia da Rádio Sarandi FM 103.3 de Sarandi, o início da transmissão experimental da Rádio Cidade Gospel FM 82.9 de Caxias do Sul e também da Rádio Cultura FM 103.1 de Arvorezinha, totalizando 84 estações mapeadas pelo levantamento.

Também foi destaque a entrada no ar da Rádio Difusora Goiânia FM 95.5 de Goiânia (GO), ampliando a presença de migrantes AM-FM no dial FM convencional da capital goiana. A estação iniciou sua operação experimental em dezembro e oficializou a entrada no dial no mesmo mês, mas estreou nova grade agora em janeiro.

O último registro de 2022 foi em Manicoré (Amazonas), através da emissora Rio Madeira FM 91.1. Também ocorreram as estradas das emissoras Rádio Santa Cruz FM 98.3 de Santa Cruz (RN), Rádio Frequência FM 94.7 de Garopaba (SC), FM Patú News FM 92.9 de Senador Pompeu (CE), entre outras.


Captação da Class FM de Sorocaba, na Grande Campinas, em 23/12/2022 / Crédito: Adriano Mansette

Não é só o início da transmissão em FM que conta

Várias migrantes AM-FM já ativas no dial FM têm registrado mudanças importantes nos últimos meses, sejam trocas de projetos, estreias oficiais e até mudanças de porte técnico. Um exemplo é a João Pessoa FM 97.7 de João Pessoa (PB), que iniciou sua transmissão experimental no final de novembro e vai concretizar sua estreia oficial a partir da próxima segunda-feira (9).

Entre as novas FMs de porte técnico alterados, estão migrantes AM-FM como a Rádio Jornal FM 107.1 de Indaiatuba (SP), que foi de C para A4, ou seja, a estação passou a ter cobertura regional de sinal na Grande Campinas e arredores, fato constatado pelo Mapa da Atualização neste domingo (8).

Sobre estreias e trocas de programação, a Massa FM está envolvida em dois casos recentes no Paraná: a até então Rádio Integração AM de Toledo efetivou sua ida para o FM e já virou uma afiliada da rede, passando a se identificar como Massa FM 104.5. No norte do estado, o mercado acompanhou a implantação final da Massa FM 88.1 de Mandaguari (PR), apresentada como "Massa FM Guairacá", alusiva à antiga Rádio Guairacá AM.

E o que vem por aí

O início de 2023 está cheio de expectativas para diferentes regiões do país. Há o anúncio da estreia da Rádio Correio FM 100.7 na região de Maceió (AL), as montagens de migrantes AM-FM de AMs tradicionais de São Paulo, a confirmação da ida das AMs de Santos (SP) para o dial FM convencional, entre outras novidades.

+ Migração AM-FM poderá movimentar o dial FM de São Paulo já a partir de janeiro

+ Redes nacionais, estaduais e rádios locais movimentam dial FM nesta primeira quinzena de janeiro

O levantamento do tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 930 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM e mais 14 emissoras em "caráter científico" (sendo 11 estações em FM originadas na faixa AM).

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Veja também:
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: migração am-fm, rádio, artigo, faixa estendida, processo, FM, eFM, mudanças, dial

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.