Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2022 @ 07:29

Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM

São Paulo - Rádio Clube Ararense de Araras (SP) e Arca da Aliança de Joinville (SC) foram algumas das últimas rádios a ampliarem a lista de migrantes AM-FM

Publicidade

A migração das rádios AMs para a faixa FM continua progredindo pelo dial brasileiro. Segundo o levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as migrantes AM-FM já em operação, são 897 estações que completaram o seu processo até o fechamento deste texto. As emissoras originadas na faixa AM estão ocupando todo o espectro em FM, ou seja, o país já conta com emissoras em eFM (FM estendido, de 76.1 FM a 87.3 FM) e no dial convencional (88.1 FM a 107.9 FM). As migrantes mais recentes, considerando os últimos 30 dias, foram percebidas nos estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

São Paulo, que desde o início do uso do FM estendido para a migração das AMs passou a ser o estado com o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com, totaliza 119 emissoras nesta condição. O leste paulista foi palco de duas das cinco migrantes AM-FM mais recentes, com as estreias das transmissões das estações Rádio Clube Ararense FM 101.7 de Araras (originada em 1460 AM) e a Rádio Clube FM 93.1 de Itapira (antes em 930 AM). A outra estação paulista a migrar foi a Rádio Assembleia de Deus FM 107.7 de Rancharia (SP), vinda da AM 1230.


Rádio Clube Araraense de Araras (SP) sintonizada a partir de Jaguariúna / crédito: Antonio Junior

Na capital, houve o início das operações da Rádio São Paulo FM 79.5, inicialmente de forma experimental. Com transmissão em caráter científico, a estação é originada em AM 960 e foi percebida no ar a partir de 5 de setembro.

Também em território paulista houve o início da operação da Jovem Pan News FM 93.1 de São José do Rio Preto, emissora própria do Grupo Jovem Pan e que segue em fase experimental no dial FM. A estação é originada em AM 900 e foi percebida no ar a partir do último dia 13.

Santa Catarina (85 migrantes AM-FM mapeadas) tem a migrante AM-FM mais recente originada a partir de seu município mais populoso: Joinville. A cidade percebeu nesta segunda-feira (3) o início da transmissão experimental da Rádio Arca da Aliança FM 93.5, emissora que tem sua estreia oficial prevista para o próximo dia 12, estação que é originada em AM 1480. E Brusque, no Vale do Itajaí, passou a contar com a Rádio Araguaia FM 104.5 (antes em AM 970).

O Rio Grande do Sul, estado com 79 migrantes AM-FM ativas e mapeadas nos dials, também teve duas novidades recentes no processo: na Grande Porto Alegre foi percebida a entrada no ar da Rádio Taquara FM 105.9 de Taquara (originada em AM 1490) e da Tua Rádio Garibaldi FM 101.5 de Garibaldi (vinda de AM 1410). 

Outro estado que também contou com uma nova migrante AM-FM ativa no dial nos últimos 30 dias foi a Bahia (48 migrantes AM-FM mapeadas). Por lá foi percebida a operação da Planalto FM 93.7 de Euclides da Cunha (BA), emissora originada em AM 660. 

O Mapa da Atualização do tudoradio.com, que registra em tempo real as mudanças que ocorrem no dial, também tem mostrado uma grande movimentação entre as migrantes AM-FM que já estavam ativas. Uma delas é a futura Clube FM 95.1 de Passa Quatro (sul de Minas Gerais), que deixou de operar como Paz do Vale e irá oficializar a sua entrada na Rede Clube FM Brasil a partir do próximo dia 10.

O levantamento do tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 897 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM e mais 13 emissoras em "caráter científico" (sendo 10 estações em FM originadas na faixa AM).

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Veja também:
> Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: migração am-fm, rádio, artigo, faixa estendida, processo, FM, eFM, mudanças, dial

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.