Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 @ 11:02

Panorama: Regional FM segue líder de audiência; Jovem Pan FM, Atlântida e Magia FM avançam em Florianópolis

Florianópolis - Band FM e Itapema FM também se destacam ao ampliarem suas médias de audiência na capital catarinense

Publicidade

Florianópolis acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra o consumo de rádio na capital catarinense e em sua região metropolitana, realizada pela Kantar IBOPE Media. Assim como nos outros 12 mercados com medição regular pela empresa, este também foi impactado pelas revisões das estimativas populacionais, mas, neste caso, houve um aumento no universo de ouvintes. A pesquisa também não indicou mudanças nas tendências já observadas em atualizações anteriores. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2023 a janeiro de 2024):

O que aconteceu?

Em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico).

Florianópolis foi a única praça cuja estimativa populacional foi ampliada, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio. A variação positiva ocorre pelo fato de a base anterior contar com um número estimado menor de população para a praça. Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado, mas no caso da Grande Florianópolis o processo foi inverso, com a região sendo mais populosa do que se previa. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Em seu comunicado sobre as novas estimativas, a Kantar IBOPE Media disse que, desde 2015, os dados da empresa representam 100% das regiões reportadas, com exceção do município de Campinas e do Distrito Federal. "Para manter este padrão de excelência, acompanhamos as alterações realizadas pelo IBGE e, para este ano, não houve alterações", diz a empresa.

Pelo que apurou o tudoradio.com, a média trimestral atual já contempla a nova estimativa nos três meses que a compõem.

Leituras recomendadas:
> Como o Censo 2022 pode redefinir estratégias para emissoras de rádio
> Censo 2022 e o rádio: como o meio está se ajustando ao novo perfil demográfico do Brasil

E como ficou?

No topo do ranking de audiência, não houve mudanças significativas nos principais períodos. A Regional FM 106.5 (popular/hits) mantém a liderança geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo a FM popular com o maior número de ouvintes únicos da Grande Florianópolis, acima de 247 mil.

No entanto, observa-se uma maior aproximação de concorrentes no ranking de audiência. A Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) avançou em audiência e continua consolidada na vice-liderança nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), liderando geral no total de ouvintes únicos, com mais de 332 mil.

A Atlântida FM 100.9 (jovem/pop) também se destacou na pesquisa de audiência, avançando em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e mantendo-se no top 3 de audiência pela terceira pesquisa consecutiva, com um total de ouvintes únicos acima de 288 mil.

E a Magia FM 107.3 (jovem/adulto-pop) continua sua trajetória de alta, renovando sua melhor marca de audiência na Grande Florianópolis. Pela segunda vez consecutiva, a estação figura no top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com uma forte alta em sua média em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diminuindo a distância para a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), que também está no top 5.

Já a Band FM 96.1 (popular/hits) destaca-se por ser a única popular a registrar alta em seu índice de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), em comparação com a pesquisa anterior, mantendo-se próxima do top 5 em filtros gerais e detendo o quarto maior valor de ouvintes únicos do mercado, acima de 203 mil.

Mais destaques

Outras altas nos volumes de audiência foram observadas entre as assinantes da pesquisa no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo), que vem de uma sequência de crescimento em sua média, foi um dos destaques da atual medição, não estando distante da disputa pelo top 5.

O período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também viu a Cidade FM 90.7 (popular/hits-esportes) ampliar sua média, seguida pela CBN FM 90.3 (jornalismo/esportes) e pela Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes), rádios concorrentes que aparecem mais próximas em filtros gerais da medição.

Avanço de posição no top 10:
(sem mudanças)
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre outubro a dezembro/2023 vs. novembro/2023 a janeiro/2024

Contexto: mudanças e mais opções

Nos últimos cinco anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local, situação já observada pelo tudoradio.com em panoramas anteriores. O processo de migração AM-FM, que inicialmente afetou concessões de São José (região metropolitana), permitiu o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. E, após as definições de canais para migrantes originados na capital, novidades como a Jovem Pan News começaram a surgir.

Também houve investimentos significativos por parte das emissoras que já estavam no ar, como os reposicionamentos vividos pela Atlântida, CBN e a própria Magia FM. Por fim, a capital catarinense passou a contar com a Rádio Senado FM 93.1, concessão educativa de uma rádio pública vinculada ao Senado Federal, a entrada da Rádio Mais Alegria FM 95.1 (religioso/gospel) em julho de 2022 e a estreia da Rádio Mix FM 91.3 (jovem/adulto-pop), ocorrida em fevereiro de 2023.

Veja também:
> Panorama: Regional FM avança e mantém liderança de audiência em Florianópolis; Magia FM dispara

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 19 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.


Vista panorâmica de Florianópolis, com destaque para a Beira Mar Norte e o Morro da Cruz ao fundo (onde estão as FMs da capital catarinense) / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Florianópolis, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.